Quixelô recebe a visita de caravana da SPD

20 de outubro de 2017 - 11:53

Equipe realiza encontro com estudantes e professores 

O município de Quixelô, na região Centro-Sul cearense, recebeu a visita de equipe da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), que realizou palestra para alunos da Escola Estadual Governador Luiz de Gonzaga da Fonseca Mota e do ensino fundamental II da Escola Municipal José Maia Filho. O evento aconteceu na quinta-feira, 19.

Ministrada pela psicóloga Luíza Ribeiro, a palestra foi marcada pela interatividade e estimulou os mais de 300 alunos e professores presentes a fazer perguntas. Luíza Ribeiro abordou vícios da vida cotidiana e as drogas lícitas e ilícitas, destacando que a que mais mata no mundo é o álcool. Hoje, segundo Luíza, “as pessoas estão cada vez mais dependentes de coisas que podemos chamar de drogas, como os celulares e os WhatsApp. O celular já ganhou sua classificação e depender dele de forma viciada é chamado de nomofobia”.

A psicóloga enfatizou que não existem drogas seguras. “Todas usadas em exagero podem fazer mal e muitas viciam de forma que não há volta. Portanto, a melhor postura ainda é prevenir-se, manter-se afastado dessas tentações e, caso acabe se envolvendo, buscar ajuda o mais rápido possível”, concluiu Luíza Ribeiro.

quixelo12Luiza Ribeiro destacou estudo que mostra que a maconha não é remédio, mas apenas uma de suas substâncias ajuda a curar ou a controlar sintomas de várias doenças, como a fibromialgia, por exemplo. O restante, cerca de 399 itens constantes na folha da maconha, são totalmente maléficos, principalmente se combinados entre si.

Para Vandiza Sucupira, assessora da SPD, a prevenção e o conhecimento ajudam as pessoas a se manter longe das drogas e de suas consequências.

A prefeita Fátima Gomes esteve presente ao evento. Na ocasião, destacou a importância da ação de levar informação para que as pessoas, principalmente os adolescentes, possam estar alertas e não enveredarem por caminhos que atrapalhem suas vidas, muitas vezes de forma irreversível.

A SPD trabalha em três eixos fundamentais: prevenção, acolhimento e cuidado e reinserção social e profissional. Para mais informações sobre as atividades da SPD e do Centro de Referência sobre Drogas, ligue 0800.2751475.

Luis Sucupira
Assessor de Comunicação da Prefeitura de Quixelô

Fernando Brito
Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 99910.3443 – comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br

www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara