Quixelô recebe a visita de caravana da SPD

20 de outubro de 2017 - 11:53

Equipe realiza encontro com estudantes e professores

O município de Quixelô, na região Centro-Sul cearense, recebeu a visita de equipe da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), que realizou palestra para alunos da Escola Estadual Governador Luiz de Gonzaga da Fonseca Mota e do ensino fundamental II da Escola Municipal José Maia Filho. O evento aconteceu na quinta-feira, 19.

Ministrada pela psicóloga Luíza Ribeiro, a palestra foi marcada pela interatividade e estimulou os mais de 300 alunos e professores presentes a fazer perguntas. Luíza Ribeiro abordou vícios da vida cotidiana e as drogas lícitas e ilícitas, destacando que a que mais mata no mundo é o álcool. Hoje, segundo Luíza, “as pessoas estão cada vez mais dependentes de coisas que podemos chamar de drogas, como os celulares e os WhatsApp. O celular já ganhou sua classificação e depender dele de forma viciada é chamado de nomofobia”.

A psicóloga enfatizou que não existem drogas seguras. “Todas usadas em exagero podem fazer mal e muitas viciam de forma que não há volta. Portanto, a melhor postura ainda é prevenir-se, manter-se afastado dessas tentações e, caso acabe se envolvendo, buscar ajuda o mais rápido possível”, concluiu Luíza Ribeiro.

quixelo12Luiza Ribeiro destacou estudo que mostra que a maconha não é remédio, mas apenas uma de suas substâncias ajuda a curar ou a controlar sintomas de várias doenças, como a fibromialgia, por exemplo. O restante, cerca de 399 itens constantes na folha da maconha, são totalmente maléficos, principalmente se combinados entre si.

Para Vandiza Sucupira, assessora da SPD, a prevenção e o conhecimento ajudam as pessoas a se manter longe das drogas e de suas consequências.

A prefeita Fátima Gomes esteve presente ao evento. Na ocasião, destacou a importância da ação de levar informação para que as pessoas, principalmente os adolescentes, possam estar alertas e não enveredarem por caminhos que atrapalhem suas vidas, muitas vezes de forma irreversível.

A SPD trabalha em três eixos fundamentais: prevenção, acolhimento e cuidado e reinserção social e profissional. Para mais informações sobre as atividades da SPD e do Centro de Referência sobre Drogas, ligue 0800.2751475.

Luis Sucupira
Assessor de Comunicação da Prefeitura de Quixelô

(85) 3238.5090 / 99910.3443 – comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br