Sob a energia positiva da qualificação

31 de outubro de 2017 - 14:29

Capacitação viabiliza reinserção social e profissional de acolhidos e reduz possibilidade de uso de drogas

A segunda-feira, 30, foi especial para 25 acolhidos na Comunidade Terapêutica (CT) Instituto Volta ao Caminho (IVC), em Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Em tratamento da dependência química, eles tiveram a primeira aula do curso gratuito de eletricista predial e já sonham com uma nova vida ao deixarem a instituição.

Para os acolhidos, o aprendizado de um ofício e o recebimento do certificado de conclusão ao final do curso representam bem mais que apenas uma etapa do tratamento da dependência. São a porta de entrada para o recomeço da vida com novas perspectivas. Afinal, até então, esses homens não tinham qualquer formação para o mercado de trabalho. Eles garantem que estão ‘ligados’ na oportunidade para traçar novos caminhos no futuro. A energia positiva tomou conta de todos.

O secretário Especial Adjunto de Políticas sobre Drogas, Cláudio Saraiva, esteve no IVC para acompanhar o início do curso. Na ocasião, conversou com os alunos. O gestor esteve acompanhado pelo assessor jurídico da SPD, Plínio Leitão; e pela assessora técnica Alaíde Pontes Rosado. A diretora do IVC, Valdênia Almeida, recepcionou os visitantes.

Ao falar para os acolhidos que participarão do aprendizado, Cláudio Saraiva destacou a importância da qualificação. O secretário lembrou que o curso ampliará as oportunidades de inserção no mercado do trabalho. “Com o certificado em mão, vocês comprovarão que estão capacitados para exercer o ofício de eletricista predial. Por outro lado, a retomada da vida normal e da produtividade reduz a possibilidade de uso de drogas”, disse.

O curso de eletricista predial terá a duração de 100 horas/aula e será ministrado pelo instrutor Antônio Dávila, vinculado à ONG Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (Indesa). A qualificação está inserida no Programa Criando Oportunidades, que viabiliza cursos gratuitos em CTs por iniciativa da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) do Governo do Estado.

O objetivo do aprendizado é proporcionar a reinserção social e profissional de dependentes químicos em tratamento no Estado, um dos eixos de atuação da SPD. Este ano, serão beneficiados 160 acolhidos em oito CTs que prestam serviço à Secretaria.

ivc 17Além do curso de eletricista predial, também estão sendo ofertadas, em 2017, as seguintes qualificações: cabeleireiro, barbeiro, sabonete artesanal / embalagens, pintura e textura em paredes e confeiteiro (doces e salgados). Atualmente, esses ofícios apresentam significativa demanda por profissionais especializados para o mercado de trabalho.

O aprendizado é ministrado por instrutores da Indesa e, ainda, por profissionais vinculados às ONGs Organização Barreira Amigos Solidários (Obas), Instituto para o Desenvolvimento Tecnológico e Social (Idear) e Associação Aliança Comunitária Cearense (AACC). Ao final das aulas, os beneficiados recebem o certificado de conclusão.

Também são sorteados kits, contendo equipamentos básicos, para que os formandos possam dar os primeiros passos na nova profissão em que foram capacitados. Uma articulação da SPD com o Sistema Nacional de Emprego / Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Sine/IDT) viabiliza a inserção dos novos profissionais no cadastro de empregos e geração de renda.

Além do IVC, foram contempladas este ano com cursos de qualificação para acolhidos as seguintes CTs: Monte Sião (Cascavel), Fazenda Esperança (Sobral), O Caminho (Aquiraz), Vida Manará (Aquiraz), Aliança da Misericórdia (Barbalha), Moradores do Henrique Jorge (Aquiraz) e Maria Bonita (Maracanaú). Toda a execução é acompanhada e supervisionada pela Coordenadoria de Políticas sobre Drogas (Copod) da SPD.

(85) 3238.5090 | 99910.3443 – comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br