AL aprova projeto de indicação para divulgação do teleatendimento da SPD no transporte coletivo

9 de novembro de 2017 - 18:00

Proposta foi apresentada pela deputada Mirian Sobreira, primeira titular da Secretaria

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) deve passar a contar, em breve, com uma importante alternativa para viabilizar o contato rápido e gratuito com a comunidade cearense, ampliando a demanda de atendimentos e encaminhamentos para os serviços especializados no Estado.

A Assembleia Legislativa (AL) aprovou, durante sessão plenária desta quinta-feira, 9, o projeto de indicação n° 62/17, de autoria da deputada Mirian Sobreira (PDT), que determina a fixação de cartazes em veículos de transporte coletivo municipais e intermunicipais, contendo o telefone 0800.2751475 da SPD.

O teleatendimento é destinado ao repasse de informações e orientações sobre prevenção às drogas, além de proporcionar a escuta de pessoas que enfrentam problemas relacionados à dependência química.

O projeto de indicação determina que os cartazes deverão ser de fácil legibilidade por parte do público em geral. O material deverá ser afixado em locais de fácil visualização nos coletivos.

Em sua justificativa para a apresentação do projeto, a deputada Mirian Sobreira ressalta que “perseverar e buscar ajuda especializada são os caminhos para a recuperação. Para tanto, o projeto visa divulgar informações sobre onde encontrar ajuda sobre a dependência química”.

Primeira titular da SPD, a deputada Miriam Sobreira avalia que a divulgação do teleatendimento gratuito da Secretaria nos coletivos proporcionará às pessoas que enfrentam problemas relacionados ao uso de drogas a oportunidade de receber auxílio e esclarecimentos a respeito do tema, bem como informações e orientações sobre prevenção às drogas.

A secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra Câncio, elogia a iniciativa de parlamentar. “Quanto mais pessoas souberem do teleatendimento, sem dúvida que aumentará significativamente a quantidade de ligações para a Secretaria em busca de orientações sobre a temática das drogas. Consideramos a informação o principal instrumento para superarmos esse desafio”, destaca a gestora.

A titular da SPD explica que o teleatendimento é efetivado por profissionais do Centro de Referência sobre Drogas (CRD) da SPD. No equipamento, localizado na sede da pasta ((Rua Oto de Alencar, 193, bairro Jacarecanga, Fortaleza), também é realizado o atendimento presencial, das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. O atendimento também ocorre em unidades móveis, que percorrem os municípios cearenses para a interiorização dos serviços.

A partir da aprovação na AL, o projeto de indicação segue para avaliação por parte do governador Camilo Santana. Após o acolhimento da proposição, retorna à AL em forma de projeto de lei, com mensagem executiva para aprovação e posterior sanção pelo chefe do Executivo.

(85) 3238.5090 / 99910.3443 – comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br