SPD esclarece sobre Sistema Acolhe Ceará no Cariri

13 de novembro de 2017 - 12:20

Em encontros, Secretaria busca ampliar atendimento a pessoas com problemas decorrentes do uso de drogas

Numa forma de ampliar o atendimento a dependentes químicos residentes no Cariri cearense, a Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) promove nesta segunda-feira, 13, e na terça-feira, 14, encontros com profissionais que atuam com esse público na região. Os eventos serão realizados nos municípios de Brejo Santo e Juazeiro do Norte.

Durante as reuniões, acontecerá a apresentação do Sistema Acolhe Ceará e serão prestados esclarecimentos sobre o que são Comunidades Terapêuticas (CTs), bem como sobre as condições de acolhimento em vagas ofertadas pelo Governo do Estado nas instituições e o fluxo de encaminhamentos.

Os encontros serão conduzidos pela coordenadora de Políticas sobre Drogas da SPD, Alessandra Pimentel; e deverão contar com a presença dos secretários de Saúde e Assistência Social, bem como de profissionais que atuam nas coordenadorias regionais de Saúde de Brejo Santo, Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha.

O Acolhe Ceará caracteriza-se como uma estratégia de monitoramento e avaliação do acolhimento e tratamento de pessoas encaminhadas pela Rede de Atenção Psicossocial (Raps) que sofrem com o uso problemático de drogas. O sistema realiza a regulação das vagas conveniadas com CTs.

As comunidades terapêuticas oferecem cuidado para adultos e adolescentes com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras drogas no Ceará. As vagas são conveniadas com o governo do Estado, através da SPD; e com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad).

Atualmente, são disponibilizadas 513 vagas para acolhimento voluntário em CTs. Todas são custeadas com recursos públicos. Assim, não há custo algum para o acolhido. A autorização para o acolhimento é condicionada a avaliação prévia por parte de profissional da Raps.

Serviço:

* Encontro em Brejo Santo – Data: 13/11 – Horário: 14h30 – Local: Câmara de Vereadores (Rua Manoel Leite de Moura, 12, bairro Luzia Leite)

* Encontro em Juazeiro do Norte – Data: 14/11 – Horário: 8h30 – Local: Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Rua Tabelião João Machado, 195, bairro Santa Tereza)

Fernando Brito
Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 99910.3443 – comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br

www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twiter: @spdceara