SPD esclarece sobre Sistema Acolhe Ceará no Cariri

13 de novembro de 2017 - 12:20

Em encontros, Secretaria busca ampliar atendimento a pessoas com problemas decorrentes do uso de drogas

Numa forma de ampliar o atendimento a dependentes químicos residentes no Cariri cearense, a Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) promove nesta segunda-feira, 13, e na terça-feira, 14, encontros com profissionais que atuam com esse público na região. Os eventos serão realizados nos municípios de Brejo Santo e Juazeiro do Norte.

Durante as reuniões, acontecerá a apresentação do Sistema Acolhe Ceará e serão prestados esclarecimentos sobre o que são Comunidades Terapêuticas (CTs), bem como sobre as condições de acolhimento em vagas ofertadas pelo Governo do Estado nas instituições e o fluxo de encaminhamentos.

Os encontros serão conduzidos pela coordenadora de Políticas sobre Drogas da SPD, Alessandra Pimentel; e deverão contar com a presença dos secretários de Saúde e Assistência Social, bem como de profissionais que atuam nas coordenadorias regionais de Saúde de Brejo Santo, Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha.

O Acolhe Ceará caracteriza-se como uma estratégia de monitoramento e avaliação do acolhimento e tratamento de pessoas encaminhadas pela Rede de Atenção Psicossocial (Raps) que sofrem com o uso problemático de drogas. O sistema realiza a regulação das vagas conveniadas com CTs.

As comunidades terapêuticas oferecem cuidado para adultos e adolescentes com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras drogas no Ceará. As vagas são conveniadas com o governo do Estado, através da SPD; e com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad).

Atualmente, são disponibilizadas 513 vagas para acolhimento voluntário em CTs. Todas são custeadas com recursos públicos. Assim, não há custo algum para o acolhido. A autorização para o acolhimento é condicionada a avaliação prévia por parte de profissional da Raps.

Serviço:

* Encontro em Brejo Santo – Data: 13/11 – Horário: 14h30 – Local: Câmara de Vereadores (Rua Manoel Leite de Moura, 12, bairro Luzia Leite)

* Encontro em Juazeiro do Norte – Data: 14/11 – Horário: 8h30 – Local: Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Rua Tabelião João Machado, 195, bairro Santa Tereza)

(85) 3238.5090 / 99910.3443 – comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br

Twiter: @spdceara