Juazeiro do Norte e outros municípios caririenses conhecem Acolhe Ceará

14 de novembro de 2017 - 16:32

SPD encerra encontros de apresentação do sistema no Cariri

A exemplo do que ocorreu na segunda-feira, 13, em Brejo Santo, a Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) atingiu os objetivos almejados durante encontro com gestores e profissionais da Saúde e Assistência Social e membros do Conselho Tutelar e Ministério Público de Juazeiro do Norte e de outros municípios caririenses. O evento aconteceu na manhã desta terça-feira, 14, no Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador, em Juazeiro do Norte.

Na oportunidade, a coordenadora de Políticas sobre Drogas da SPD, Alessandra Pimentel, realizou a apresentação do Sistema Acolhe Ceará, desenvolvido pela pasta. O encontro envolveu, ainda, a prestação de esclarecimentos sobre o que são Comunidades Terapêuticas (CTs) e as condições de acolhimento em vagas ofertadas pelo Governo do Estado nas instituições. O fluxo de encaminhamentos também foi abordado.

A reunião contou com a presença da secretária Adjunta da Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro do Norte, Francimones Rolim; da coordenadora do Caps AD municipal, Renata Nobre; e da diretora da Rede Municipal de Saúde Mental de Juazeiro do Norte, Elizângela de Gouveia. Também prestigiaram o encontro representantes dos municípios do Crato, Missão Velha, Jardim, Farias Brito e Assaré.

O Sistema Acolhe Ceará caracteriza-se como uma estratégia de monitoramento e avaliação do acolhimento e tratamento de pessoas encaminhadas pela Rede de Atenção Psicossocial (Raps) que sofrem com o uso problemático de drogas. O sistema realiza a regulação das vagas conveniadas com CTs.

As comunidades terapêuticas oferecem cuidado para adultos e adolescentes com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras drogas no Ceará. As vagas são conveniadas com o governo do Estado, através da SPD; e com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad).

Atualmente, são disponibilizadas 513 vagas para acolhimento voluntário em CTs. Todas são custeadas com recursos públicos. Assim, não há custo algum para o acolhido. A autorização para o acolhimento é condicionada a avaliação prévia por parte de profissional da Raps.

Juazeiro - encontro5A diretora Elizângela de Gouveia elogiou a explanação pela equipe da SPD, destacando a eficácia do Sistema Acolhe Ceará. Assistente social do Caps AD de Juazeiro do Norte, Péricles Monteiro avalia que a reunião foi de grande importância para a melhoria do atendimento a pessoas com problemas relacionados ao uso de drogas. Ele acredita que o fluxo de encaminhamentos será aprimorado no Cariri.

Ao final do encontro, Alessandra Pimentel e as assessoras técnicas da SPD, Luana Montenegro e Thamires Sousa, estiveram na Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte. Na ocasião, mantiveram encontro com o prefeito José Arnon Bezerra. Também estiveram presentes os vereadores Adauto Araújo e Auricélia Bezerra, a secretária Adjunta Francimones Rolim e a diretora Elizângela de Gouveia.

(85) 3238.5090 / 99910.3443 – comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br