SPD apresenta Sistema Acolhe Ceará em Brejo Santo

14 de novembro de 2017 - 12:50

Município passa a integrar rede de registro eletrônico e cadastro de usuários

Alcançou pleno êxito o encontro promovido pela Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) no município de Brejo Santo, na tarde da segunda-feira, 13, no Auditório Napoleão de Araújo Lima da Câmara Municipal.

O evento teve como objetivo a apresentação do Sistema Acolhe Ceará e a prestação de esclarecimentos sobre o que são Comunidades Terapêuticas (CTs), bem como sobre as condições de acolhimento em vagas ofertadas pelo Governo do Estado nas instituições e o fluxo de encaminhamentos.

Conduzido pela coordenadora de Políticas sobre Drogas da SPD, Alessandra Pimentel; o encontro contou com a presença dos secretários de Saúde e Assistência Social e membros do Conselho Tutelar e Ministério Público, bem como de profissionais que atuam nas coordenadorias regionais de Saúde da região.

O Acolhe Ceará caracteriza-se como uma estratégia de monitoramento e avaliação do acolhimento e tratamento de pessoas encaminhadas pela Rede de Atenção Psicossocial (Raps) que sofrem com o uso problemático de drogas. O sistema realiza a regulação das vagas conveniadas com CTs.

As comunidades terapêuticas oferecem cuidado para adultos e adolescentes com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras drogas no Ceará. As vagas são conveniadas com o governo do Estado, através da SPD; e com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad).

Atualmente, são disponibilizadas 513 vagas para acolhimento voluntário em CTs. Todas são custeadas com recursos públicos. Assim, não há custo algum para o acolhido. A autorização para o acolhimento é condicionada a avaliação prévia por parte de profissional da Raps.

brejo santo9Ao final do encontro, Alessandra Pimentel agradeceu o apoio da prefeita Tereza Landim e da coordenadora da Regional de Saúde de Brejo Santo, Emerenciana Vidal.

Ainda durante a estada da equipe da SPD em Brejo Santo, foi realizada a implantação do Sistema Acolhe Ceará no CAPS AD local, com o devido treinamento dos profissionais envolvidos com o atendimento. A atividade foi acompanhada pela coordenadora da unidade, Francisca Moraes Lucena (Risomar); e pelo assessor técnico, Francisco Conrado.

(85) 3238.5090 / 99910.3443 – comunicacao@spd.ce.gov.br /
fernando.brito@spd.ce.gov.br