SPD implanta Projeto Novas Escolhas

21 de novembro de 2017 - 14:05

Iniciativa proporcionará qualificação profissional de dependentes químicos em tratamento

Um dos eixos de atuação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), a reinserção social e profissional para pessoas em tratamento da dependência química é vista como a última etapa da terapia e determinante na recuperação integral.

Neste contexto, a SPD investe na qualificação de usuários de drogas em tratamento. A Secretaria criou e já iniciou a implementação do Projeto Novas Escolhas. A iniciativa é efetivada através da oferta de cursos profissionalizantes gratuitos para acolhidos em Comunidades Terapêuticas (CTs) que prestam serviço à pasta.

A primeira edição do projeto foi desencadeada pela SPD na segunda-feira, 20, e alcançará, simultaneamente, cerca de 400 acolhidos em 18 CTs, entre homens e mulheres. Os cursos oferecidos são os seguintes: recuperador de eletrodomésticos, eletricista, confeiteiro (doces e salgados), cabeleireiro / barbeiro, corte e costura, mecânica de motos e panificação.

Ao todo, serão ofertados 20 cursos até o final de 2017. As aulas serão ministradas por profissionais do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), num total de 100 horas/aula. A instituição é qualificada para executar políticas públicas nas áreas do trabalho e empreendedorismo.

A primeira semana de cursos nas CTs será diferenciada, com a abordagem dos temas como auto-conhecimento, comunicação eficaz, relações interpessoais e empreendedorismo, além da realização de dinâmicas com os alunos. Todas as atividades terão o acompanhamento da Coordenadoria de Políticas sobre Drogas (Copod) da SPD.

Ao final dos respectivos cursos, os beneficiados receberão certificado de conclusão e kit contendo equipamentos básicos para que possam dar os primeiros passos na nova profissão em que foram capacitados.

A secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra Câncio, explica que o Projeto Novas Escolhas reforça as ações da SPD no eixo da reinserção social e profissional de usuários de drogas, proporcionando-lhes o aprendizado de uma nova profissão e, para muitos dos beneficiários, o primeiro curso na vida com direito a receber um certificado.

Para a definição dos cursos ofertados na primeira edição do Projeto Novas Escolhas, a SPD ouviu os acolhidos nas CTs, bem como pesquisou ofícios que hoje apresentam representativa demanda por profissionais especializados para o mercado de trabalho. A ideia foi contribuir para o aproveitamento da mão de obra qualificada após a conclusão do período de acolhimento e a retomada da vida em sociedade.

A titular da SPD reforça que as oportunidades de qualificação são fundamentais para a reinserção social e profissional dos usuários de drogas após o término do período de acolhimento, favorecendo a recuperação e a melhoria da autoestima.

“O aprendizado gratuito de uma profissão é uma chance de recomeço da vida para o dependente químico em tratatamento. Os cursos valorizam os acolhidos, proporcionam novas perspectivas, fortalecem a cidadania e reduzem possibilidades de uso de drogas. Por outro lado, ampliam as oportunidades de reinserção no mercado do trabalho”, enfatiza a secretária Aline Bezerra Câncio.

A gestora lembra que uma parceria da SPD com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) tem viabilizado a implementação do Projeto Criando Oportunidades em CTs. Em dois anos, já foram capacitadas para o mercado de trabalho mais de 400 pessoas em tratamento. Grande parte tem utilizado o aprendizado como fonte de renda.

Ainda na área da reinserção social, a SPD proporcionou cursos profissionalizantes para pessoas com problemas relacionados ao uso de drogas por meio de parceria firmada com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, através do Instituto Promil (Instituto Programa do Movimento de Integração Milenar).

Fernando Brito
Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 | 99910.3443 – comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br

www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara