Campanha Ceará Sem Drogas em Várzea Alegre

24 de novembro de 2017 - 16:36

SPD participa de mais uma edição da campanha em 2017 e apresenta ações para as pessoas que enfrentam problemas relacionados à dependência química

A quadra da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Doutor José Iran Costa, em Várzea Alegre, na região do Cariri, ficou pequena para abrigar o grande público, formado sobretudo por jovens, que compareceu ao local para acompanhar mais uma edição da Campanha Ceará Sem Drogas em 2017.

O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira, 24. A ampla abordagem da temática das drogas teve como figura central o comentarista esportivo e ex-jogador da Seleção Brasileira de Futebol, Walter Casagrande.

Parceira da Assembleia Legislativa (AL) do Estado na iniciativa, a Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) prestigiou o evento, através da participação da titular da pasta, secretária Aline Bezerra Câncio.

A gestora aproveitou a oportunidade para abordar as ações da pasta, em especial no eixo da prevenção às drogas, além de divulgar o telefone 0800.2751475, do Centro de Referência sobre Drogas (CRD) da SPD, destinado à oferta de informação, bem como a escuta e orientação à população sobre problemas relacionados ao uso de substâncias psicoativas.

O evento foi iniciado com a palavra do presidente da AL, Zezinho Albuquerque. O parlamentar deu as boas-vindas aos presentes e fez um breve histórico da Campanha Ceará Sem Drogas, iniciada em 2014. Zezinho Albuquerque foi o idealizador da ação preventiva. A ideia surgiu a partir da leitura de grande número de matérias de jornais que apontavam o aumento do consumo de drogas por parte do público jovem.

O presidente da AL mencionou o telefone 0800.2751475, do Centro de Referência sobre Drogas (CRD) da SPD, destinado a que pessoas que enfrentam problemas relativos ao uso de drogas possam receber a devida orientação profissional.

Outras autoridades presentes ao evento foram os deputados estaduais Mirian Sobreira (PDT), José Sarto (PDT) e Bruno Pedrosas (PP); o prefeito de Várzea Alegre, José Helder; o vice-prefeito, Dr. Fabrício Ferreira Rolim; os ex-prefeitos João Eufrásio e Wanderley Freire e a vereadora Luciana Soares Barbosa Rolim.

Parceiro em todas as edições do projeto, Walter Casagrande relatou sua experiência com as drogas e como a situação afetou sua carreira e as relações pessoais. O palestrante também apontou que o apoio de sua família foi fundamental para a recuperação, lembrando que é ilusório o prazer oferecido pelo consumo de drogas. Ele incentivou os jovens a buscarem outros caminhos na vida.

ceara sem drogas - varzea2Concluído o debate, o presidente Zezinho Albuquerque, Walter Casagrande e a secretária Aline Bezerra Câncio conversaram com a imprensa. A titular da SPD ressaltou a parceria da Secretaria com a AL em prol da prevenção às drogas, alcançando intensamente os jovens de diversos municípios cearenses.

Na avaliação de Aline Bezerra Câncio, a Campanha Ceará Sem Drogas contribui para o debate democrático sobre a temática das drogas e a construção de soluções efetivas. A gestora apontou a prevenção como o principal caminho para a superação do uso, abuso ou dependência de drogas.

Antes da chegada a Várzea Alegre, a Campanha Ceará Sem Drogas já havia percorrido os seguintes municípios: Limoeiro do Norte, Sobral (duas vezes), Crato, Viçosa do Ceará, Campos Sales, Aquiraz, Nova Russas, Fortaleza (duas vezes), Acaraú, Crateús, Horizonte, Aracati, Cruz, Ocara e Russas. A SPD segue acompanhando a caravana da AL, mostrando seus programas, projetos e serviços à população.

(85) 3238.5090 / 99910.3443 – comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br