CRAS cratense encerra Programa Famílias Fortes

30 de novembro de 2017 - 16:59

Ação preventiva alcança 16 municípios cearenses em 2017

A Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS) do Crato, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Vila Alta, realizou na tarde de quarta-feira, 28, a culminância do Programa Famílias Fortes (PFF). Na ocasião, 16 famílias receberam o certificado de participação.

O PFF chegou ao Crato através da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad). O objetivo reduzir os fatores de risco ao uso e abuso de álcool e outras drogas por adolescentes e construir e/ou fortalecer os vínculos familiares, entendidos como fatores de proteção contra o uso dessas substâncias. O programa é voltado para famílias de crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos.

No município do Crato, o programa foi desenvolvido nos CRAS Vila Alta e Muriti, ocorrendo sete encontros semanais, com quatro sessões de fortalecimento realizadas ao longo de seis meses. As sessões duram duas horas, sendo que na primeira hora o grupo de jovens é atendido separadamente do grupo de pais e/ou responsáveis e na segunda hora ambos os grupos participam, conjuntamente, das atividades.

Para a participante Geovanice Rodrigues, poder participar de todos os encontros proporcionou uma aproximação entre ela e os filhos. “Eu me senti acolhida depois que comecei a participar desse programa e agora eu consigo ver em meus filhos habilidades que só pude perceber com a apresentação dos trabalhos que eles fizeram”, ressaltou.

De acordo com a coordenadora do CRAS, Vila Alta, Tarcília Vieira Alencar, entre os benefícios do PFF estão a redução da agressividade, do isolamento social e do uso e abuso de substâncias psicoativas, a promoção da interação entre pais e filhos e a melhoria do rendimento escolar.

Em sua fala, a titular da SMTDS, Águeda Duarte, enfatizou o real sentido do programa, que, segundo ela, trouxe mais fortalecimento, vivência, união e amor para as famílias que participaram. “Poder participar desse programa é sair fortalecido pela convivência com os outros membros da família e, principalmente, pelo amor mútuo”, disse a gestora.

Este ano, o PFF está sendo desenvolvido em 16 municípios cearenses. Além do Crato, foram contempladas as seguintes localidades: Redenção, Maranguape, Caucaia, Maracanaú, Horizonte, São Gonçalo do Amarante, Aquiraz, Eusébio, Beberibe, Juazeiro do Norte, Barbalha, Sobral, Icó, Quixelô e Iguatu.

* Texto com apoio da Prefeitura do Crato / Ascom

(85) 3238.5090 / 99910.3443 – comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br