Jogo Elos: São Gonçalo do Amarante e Redenção concluem atividades em 2017

1 de dezembro de 2017 - 17:20

Programa de prevenção às drogas estimula o desenvolvimento de habilidades sociais

“Os pontos fortes do programa foram a transformação das crianças em relação ao comportamento e o avanço do nível educacional”. A avaliação é da articuladora do programa de prevenção às drogas Jogo Elos no município de São Gonçalo do Amarante, Lúcia Barbalho.

Maria de Fátima Carvalho é a articuladora do Jogo Elos no município de Redenção. Para ela, o programa de prevenção foi enriquecedor para as crianças atendidas, proporcionando o desenvolvimento de habilidades sociais, como autocontrole, cooperação, tolerância, interação e outras.

Nesta sexta-feira, 1º, as duas gestoras participaram do encontro de conclusão das atividades do Jogo Elos nos municípios de São Gonçalo do Amarante e Redenção, ambos localizados na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A reunião aconteceu no auditório da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), com a participação de professores das escolas beneficiadas e profissionais da Saúde e Educação das duas localidades.

O encontro foi coordenado pela formadora federal da Fiocruz / Senad, Núbia Caetano; e pela equipe do Projeto Juventude do Futuro da SPD, gerenciado por Natália Alexandre. Na ocasião, as representantes dos municípios realizaram uma explanação sobre o Jogo Elos nas duas localidades e apresentaram os resultados alcançados junto às crianças, incluindo fotos das atividades em sala de aula e depoimentos dos menores.

Em São Gonçalo do Amarante, o jogo Elos foi aplicado nas escolas Socorro Gouveia e Tasso Jereissati, alcançando 125 alunos. Em São Gonçalo do Amarante, o programa aconteceu na escolas Cecília Pereira e Edmilson Barros, beneficiando cerca de 170 estudantes.

São Gonçalo e Redenção - Final 2017 12A formadora federal Núbia Caetano destacou o sucesso do Jogo Elos nos municípios, apontando que as turmas de estudantes contempladas melhoraram o desempenho escolar e a convivência diária, dois importantes objetivos do programa de prevenção.

O Jogo Elos é realizado em escolas da rede municipal de ensino, sendo voltado para crianças de 6 a 10 anos matriculadas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Consiste em um jogo no qual educandos, divididos em equipes, são convidados a realizar acordos de convivência entre a turma e o professor, de acordo com a tarefa escolhida.

O objetivo do programa é promover o desenvolvimento de atitudes participativas e colaborativas de maneira a contribuir para a construção de um coletivo democrático, favorecendo a produção de um ambiente harmônico em sala de aula, o aprender e o desenvolvimento das habilidades sociais.

Este ano, o programa Jogo Elos está sendo desenvolvido pela SPD, em parceria com a Fiocruz e Senad, em escolas de nove municípios cearenses. A maratona de encerramento da edição 2017 nas diversas localidades terá continuidade na próxima segunda-feira, com reunião na SPD com representantes de Beberibe, Horizonte e Eusébio. Na quarta-feira, ocorrerá o encerramento do Jogo Elos no município de Iguatu.

Fernando Brito
Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 99910.3443 – comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br

www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara