Juventude em Ação: programa será concluído em escolas de oito municípios

4 de dezembro de 2017 - 17:35

Em sua terceira edição, JA alcançou cerca de 9.500 estudantes cearenses matriculados no ensino médio da rede pública estadual

Estudantes de escolas da rede pública estadual de oito municípios cearenses participarão, até o final deste mês, do encerramento do programa de prevenção às drogas Juventude em Ação (JA), uma iniciativa da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) voltada para jovens matriculados no ensino médio.

A programação envolverá uma série de apresentações artísticas e culturais, sorteio de prêmios variados para os jovens e a entrega de troféus às equipes vencedoras da gincana cultural do JA em cada estabelecimento contemplado com a ação preventiva.

Na terça-feira, 5, a programação de encerramento acontecerá na Escola de Ensino Médio (EEM) Doutor Andrade Furtado, em Quixeramobim, onde cerca de 300 estudantes foram contemplados com o JA. Na quinta-feira, 7, é a vez do encerramento do programa na Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Ubiratan Diniz de Aguiar, em Capistrano, onde 557 alunos foram beneficiados. No sábado, 9, a conclusão do JA acontecerá na Escola São Francisco, em Fortaleza.

A equipe do Sistema Integrado de Prevenção (SIP) / JA da SPD, que tem à frente psicóloga Miriam Barreto, coordenará a programação em cada escola. Entretanto, a mostra da ciranda da prevenção terá os estudantes como os grandes protagonistas ao apresentarem uma série de saberes apreendidos a partir da discussão ampla sobre o tema ‘drogas’.

O programa JA vem sendo desenvolvido pela SPD em escolas públicas estaduais cearenses desde 2015 e tem estudantes do ensino médio como público-alvo. Este ano, o JA alcançará cerca de 9.500 jovens, distribuídos em 25 estabelecimentos de ensino.

O Juventude em Ação envolve atividades educativo-informativas sobre prevenção às drogas a partir da aplicação do jogo retrô ‘Na Trilha da Prevenção’, com ampla participação dos estudantes das escolas de ensino médio selecionadas em cada município.

A implementação do programa envolve, ainda, oficinas de capacitação e rodas de conversa entre profissionais de educação, familiares e lideranças locais. Os benefícios são multiplicados com a formação de grupos de adolescentes voluntários.

Através do JA, a SPD foca na diminuição da iniciação e do uso contínuo de drogas lícitas e ilícitas entre os estudantes, além do programa contribuir para a conscientização sobre direitos e deveres na vida cotidiana na direção de ações proativas e cidadãs.

O JA também fortalece competências, potencialidades e habilidades para a vida por parte dos jovens, bem como a cooperação entre famílias, lideranças comunitárias e escolas na ampliação de vínculos saudáveis e de relações de entre-ajuda.

Fernando Brito
Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 99910.3443 – comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br

www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara