JA: encerramento festivo em Capistrano

8 de dezembro de 2017 - 13:40

Estudantes concluem ciranda da prevenção em 2017

Música, dança, alegria e descontração deram o tom do evento de encerramento do programa de valorização da vida e prevenção ao uso / abuso de drogas Juventude em Ação (JA) na Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Ubiratan Diniz de Aguiar, localizada no município de Capistrano. A programação foi desenvolvida durante toda a manhã da quinta-feira, 7, com a participação intensa de estudantes, professores e a direção do estabelecimento de ensino.

O evento foi aberto com o chamamento dos convidados e apresentação das equipes de estudantes. Os grupos Jovens em Ação, Superação, Consciência em Ação, Livremente, Viva a Diferença, A Força da Juventude, Pacificadores da Vida e Jovens Unidos por um Mundo Melhor relembraram ações desenvolvidas ao longo da ciranda da prevenção, com duração de seis meses. Em seguida, apresentaram as últimas atividades da gincana artístico-cultural, envolvendo música e dança.

Falando ao público presente à programação, o secretário Especial Adjunto de Políticas sobre Drogas, Cláudio Saraiva, ressaltou sua alegria em estar presente no município, onde já exerceu os cargos de vereador e prefeito. O gestor destacou que o programa Juventude em Ação, efetivado pela SPD, visa “trabalhar” o ser humano em suas habilidades sociais e valorizar a vida, com ênfase na prevenção às drogas. Enfatizou, ainda, o abraço da escola ao programa e a multiplicação do saber sobre prevenção por parte de alunos voluntários para a comunidade onde residem, aos familiares e a jovens de outras escolas municipais.

capist2Chamou a atenção no evento a participação de alunos da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), a maioria adultos, que compuseram a equipe Pacificadores da Vida. A diferença de idade em relação aos demais estudantes beneficiados pelo JA não minimizou o entusiasmado. Integrante dos “Pacificadores”, Lilian Maria Soares destacou a união proporcionada pelo programa e a oportunidade de abordar a temática de prevenção às drogas em diversas manifestações artístico-culturais.

Socorro Alves também integrou a equipe Pacificadores da Vida. Para ela, o JA permitiu uma intensa integração entre a escola, os alunos, as famílias e os professores em torno da valorização da vida e um diálogo aberto sobre drogas lícitas e ilícitas e a importância da prevenção.

Em nome da escola e do corpo docente, o diretor José Carlos de Sales Farias enalteceu a implementação do programa de prevenção na EEFM Ubiratan Diniz de Aguiar. Na sua avaliação, o JA integrou toda a comunidade escolar e permitiu uma disputa saudável dos grupos de alunos protagonistas do programa. “Ao final, todos são vencedores”, enfatizou.

A programação foi concluída com a entrega de prêmios e troféus a todas as equipes participantes, em clima de enforia, seguida de intensa confraternização da comunidade escolar. A equipe do Sistema Integrado de Prevenção (SIP) / JA da SPD ainda realizou reunião de avaliação do programa com o corpo docente da escola. A gerente Mirian Barreto fez a entrega de certificado de agradecimento pela receptividade do estabelecimento de ensino à iniciativa preventiva.

capist3Até o final de deste mês, o JA será concluído em escolas de ensino médio da rede estadual situadas em mais seis municípios cearenses contemplados em 2017. Este ano, o programa está alcançando cerca de 9.500 jovens, distribuídos em 25 estabelecimentos de ensino de oito localidades.

Através do JA, a SPD foca na diminuição da iniciação e do uso contínuo de drogas lícitas e ilícitas entre os estudantes, além do programa contribuir para a conscientização sobre direitos e deveres na vida cotidiana na direção de ações proativas e cidadãs.

O JA também fortalece competências, potencialidades e habilidades para a vida por parte dos jovens, bem como a cooperação entre famílias, lideranças comunitárias e escolas na ampliação de vínculos saudáveis e de relações de entre-ajuda.

Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 99910.3443 – comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito @spd.ce.gov.br