SPD no Ceará Pacífico

11 de dezembro de 2017 - 15:41

Pasta já está efetivando o programa de prevenção Juventude em Ação no Grande Bom Jardim

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) teve efetiva participação na solenidade de implantação do segundo território do Pacto por um Ceará Pacífico em Fortaleza, desta vez no Grande Bom Jardim. O evento aconteceu na manhã do sábado, 9, na praça do Parque Santa Cecília; e incluiu, ainda, a instalação da 4ª Unidade Integrada de Segurança (Uniseg) da Capital.

Na programação, a SPD contou com o apoio de uma de suas unidades móveis. No espaço, técnico e técnicas da pasta prestaram informações ao público sobre as atividades desenvolvidas pela Secretaria, em especial no âmbito da prevenção ao uso e abuso de drogas. Também foram distribuídos informativos da SPD. O projeto Corre Pra Vida igualmente foi apresentado. A movimentação de visitantes foi intensa, sobretudo por parte de jovens.

O governador Camilo Santana, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; e o vice-prefeito da capital, Moroni Torgan, visitaram a unidade móvel e aproveitaram para cumprimentar gestores e técnicos da SPD. A equipe da pasta foi coordenada pelo secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra Câncio.

A SPD é um dos órgãos estaduais engajados no Ceará Pacífico. No Grande Bom Jardim, a Secretaria vem desenvolvendo o programa de prevenção ao uso e abuso de drogas e valorização da vida Juventude em Ação. A iniciativa é voltada para estudantes matriculados em escolas de ensino médio da rede estadual. A ideia é ampliar as ações no Grande Bom jardim.

1513006726400fd83d14724199536a00fcd0ea3291A secretária Aline Bezerra Câncio destaca a importância da participação da SPD na iniciativa do governador Camilo Santana que tem a coordenação da vice-governadora Izolda Cela. “A SPD une forças aos demais órgãos engajados no Ceará Pacífico e todos desenvolvem programas, ações e projetos voltados para a prevenção da violência e redução da criminalidade, contribuindo para a construção de uma cultura de paz em todo o Estado”, disse a gestora, enfatizando a prevenção às drogas entre os benefícios levados às comunidades.

O Território do Grande Bom Jardim realizará trabalhos na Segurança Pública Social para os bairros Granja Lisboa, Granja Portugal, Siqueira, Canindezinho e Bom Jardim, com planos voltados à redução da violência, em parceria com a comunidade e através da realização de seminários territoriais.

Dentro da proposta, serão executadas por Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza: reforma de escolas e praças da região; construção de Areninhas; reestruturação das Vilas Olímpicas; ampliação de vagas para jovens em projetos sociais de cultura e arte, de saúde e de inserção no mercado de trabalho; prevenção às drogas; urbanização e pavimentação de vias; entre outras ações.

Em seu discurso no evento, o governador Camilo Santana destacou o esforço integrado entre Estado e Município para transformar a realidade social de localidades de alta vulnerabilidade, com políticas voltadas à melhoria das condições de vida da população e geração de oportunidades. “Reforçamos o nosso compromisso de enfrentar o complexo desafio da segurança”, disse.

Trata-se da segunda iniciativa no âmbito do Ceará Pacífico em Fortaleza (após o Grande Vicente Pinzon, que reúne os bairros Vicente Pinzon, Mucuripe e Cais do Porto). O próximo Território previsto para ser instalado é o de Sobral, na Zona Norte.

(85) 3238.5090 / 99910.3443 – comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br

* Com informações do Governo do Estado do Ceará

acebook: spdceara