Juventude do Futuro: encerradas atividades no Crato

22 de dezembro de 2017 - 14:36

A secretária Executiva da SPD, Tamara Holanda; e a gerente do Projeto Juventude do Futuro, Natália Alexandre, prestigiaram as atividades de encerramento da edição 2017 dos programas federais de prevenção às drogas Jogo Elos e Famílias Fortes (PFF) no município do Crato, na região do Cariri.

O evento aconteceu na quinta-feira, 21, na sede da OAB-CE no Crato, com a presença do vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, André Barreto Esmeraldo; e da secretária de Educação, Antonia Otonite de Oliveira Cortez.

A programação incluiu a avaliação dos programas Jogo Elos e Famílias Fortes, com a apresentação de depoimentos de membros das famílias beneficiadas, professores, articuladores e apoiadores das ações no Crato.

Representante das famílias contempladas com o PFF no Crato, a dona de casa Raimunda Ferreira enfatizou: “Foi um grande conhecimento pra mim. Aprendi a lidar muito melhor com meus filhos, a me comunicar melhor com eles. Estamos muito felizes e mais unidos do que nunca”.

A secretária Tamara Holanda relatou sua satisfação com os resultados dos programas no Crato e enfatizou a meta da SPD de seguir investindo na prevenção às drogas em todo o Estado, com foco, sobretudo, nos jovens.

tamara3Esta semana, também ocorreram eventos de encerramento do JF nos municípios do Eusébio, Horizonte, Maranguape e São Gonçalo do Amarante. Em 2017, o Jogo Elos foi desenvolvido em nove municípios cearenses, enquanto o PFF foi implementado em 16 municípios.

O Jogo Elos é realizado em escolas da rede municipal de ensino, sendo voltado para crianças de 6 a 10 anos matriculadas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Consiste em um jogo no qual educandos, divididos em equipes, são convidados a realizar acordos de convivência entre a turma e o professor, de acordo com a tarefa escolhida.

O objetivo do Jogo Elos é promover o desenvolvimento de atitudes participativas e colaborativas de maneira a contribuir para a construção de um coletivo democrático, favorecendo a produção de um ambiente harmônico em sala de aula, o aprender e o desenvolvimento das habilidades sociais.

O PFF é voltado para famílias de crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, em especial aquelas em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é reduzir os fatores de risco ao uso e abuso de drogas e construir ou fortalecer os vínculos familiares e comunitários. O programa é desenvolvido em ciclo de sete encontros semanais conduzidos por profissionais da assistência sopcial e outros, que envolvem pais, responsáveis e adolescentes.

(85) 3238.5090 / 99910.3443 – comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br