Projeto Novas Escolhas: primeira edição capacita 400 acolhidos em CTs para o mercado de trabalho

4 de janeiro de 2018 - 14:30

SPD entrega certificados e kits de equipamentos básicos

O início de um novo ano traz esperança, vigor, o desejo de mudar o que não deu certo, a vontade de recomeçar, a ânsia por descobrir caminhos de sucesso, novas possibilidades na vida… 2018 começou assim para 400 acolhidos em Comunidades Terapêuticas (CTs) que prestam serviço à Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD).

Agora, esses acolhidos estão plenamente aptos para buscar uma vaga no mercado de trabalho formal ou informal ao término do período de acolhimento e tratamento da dependência química e o consequente retorno à convivência em sociedade. Na quarta-feira, 3, o último grupo de beneficiários, num total de 53 acolhidos, recebeu os certificados de conclusão de cursos de qualificação profissional ofertados pela SPD, através da implementação do Projeto Novas Escolhas.

Com a entrega dos certificados, a Secretaria alcançou a marca de 400 acolhidos beneficiados na primeira edição do Projeto Novas Escolhas. A iniciativa é voltada para a reinserção social e profissional para pessoas em tratamento da dependência química, além de proporcionar a redução dos índices de reincidência no consumo de drogas.

Ao todo, foram ofertados 20 cursos profissionalizantes em 18 CTs. As modalidades foram: recuperador de eletrodomésticos, eletricista, confeiteiro (doces e salgados), cabeleireiro / barbeiro, corte e costura, mecânica de motos e panificação. Além das aulas teóricas e práticas, os alunos também abordaram temas como auto-conhecimento, comunicação eficaz, relações interpessoais e empreendedorismo.

Na CT Ong Maria Bonita, em Maracanaú, 18 acolhidas receberam os certificados de conclusão do curso de corte e costura. Na mesma ocasião, elas também receberam uma máquina de costura para que possam dar os primeiros passos na nova profissão em que foram capacitadas.

Marcado pela simplicidade, mas repleto de emoção e demonstrações de contentamento, o evento contou com a presença da titular da SPD, a secretária Aline Bezerra Câncio. Também estiveram presentes, os diretores da CT, Aldena Coelho e Paulo Roberto; e as professoras Luciana Araújo e Socorro Nogueira, além da assessora técnica da SPD, Alaíde Pontes Rosado.

ivc finalNa ocasião, a secretária Aline Bezerra Câncio parabenizou as concludentes, desejou sucesso na profissão aprendida e garantiu a continuidade do Projeto Novas Escolhas em 2018, levando qualificação profissional para acolhidos em CTs, muitos deles sem qualquer formação para o mercado de trabalho.

“Sem qualificação, a entrada no mercado de trabalho formal ou informal fica dificultada, além de a falta de perspectivas na vida ao término do período de acolhimento, infelizmente, contribuir para a reincidência no consumo de drogas”, avalia a secretária Aline Bezerra Câncio, comemorando a boa aceitação do Projeto Novas Escolhas por parte dos beneficiários.

Para os concludentes, o certificado e o kit de equipamentos básicos em mão são verdadeiros passaportes para uma vida nova longe das drogas. Rita de Lourdes Rodrigues é uma das mais novas costureiras no Ceará. “O curso de corte e costura foi muito importante para mim. Já começou a mudar a minha vida”, ressalta. Dona Régia Oliveira se emociona. “Agora, eu tenho uma profissão. Sou costureira e posso ganhar o meu sustento com esse ofício”.

Na CT Instituto Volta ao Caminho (IVC), em Maranguape, 16 acolhidos receberam os respectivos certificados e kits de equipamentos básicos pela conclusão do curso de reparador de eletrodomésticos. Já na CT Ágape, em Maracanaú, foram beneficiados 19 acolhidos. A secretária Aline Bezerra Câncio esteve presente nas duas instituições. Mais uma vez, parabenizou os formandos e lembrou: “Somos o resultado das escolhas que fazemos. O Projeto Novas Escolhas foi criado para que vocês possam trilhar novos caminhos na vida ao término do período de acolhimento”.

agape6Wanderson Coelho, Max Ramalho, Francisco Pereira e Renê Marcílio são alguns dos concludentes. “Fizemos novas escolhas para nossas vidas e os resultados começam a surgir. O certificado em mão vai abrir portas pra gente” disseram.

Nas CTs IVC e Ágape, os eventos foram acompanhados pelos respectivos membros da administração das instituições, Valdênia Almeida, Regina Gadelha e Mardônio Dias, bem como pelo professor do curso, Juarez Serpa. Ele integra a equipe de instrutores do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), que ministrou os cursos do Projeto Novas Escolhas. A instituição é qualificada para executar políticas públicas nas áreas do trabalho e empreendedorismo.

Fernando Brito / Daniela Negreiros
Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 99910.3443 – comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br

www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara