Izolda Cela empossa novos membros do Conselho Interinstitucional de Políticas Públicas sobre Drogas

10 de janeiro de 2018 - 11:26

Governadora em exercício destaca importância da prevenção

A governadora em exercício do Ceará, Izolda Cela, empossou os 26 membros efetivos e o mesmo número de suplentes do Conselho Interinstitucional de Políticas Públicas sobre Drogas (Cipod) – Gestão 2017/2019. A solenidade foi realizada na tarde desta terça-feira, 9, no Palácio da Abolição, com a presença significativa de representantes de entidades que desenvolvem ações relacionadas à temática das drogas.

“Uma prerrogativa para resolver problemas complexos, como é o caso das drogas, é a articulação da sociedade. Esta representatividade de forças forma um conselho interinstitucional que agrega órgãos governamentais e não governamentais e instituições que oferecem total apoio às ações da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas”, disse a governadora em exercício após assinar o termo de posse e coordenar a entrega dos diplomas aos novos conselheiros do Cipod.

Na avaliação de Izolda Cela, o intercâmbio permanente entre o Conselho e a Secretaria traz importantes benefícios para a efetivação das políticas sobre drogas no Ceará. “O Cipod é um espaço de interlocução, provocação, convocação, formulação de propostas. Não há dúvidas de que tem muito a apoiar o executivo na correta leitura da realidade da temática das drogas, contribuindo para que possamos escolher os caminhos mais apropriados para superarmos esse desafio”, enfatizou.

Ainda em seu discurso, a governadora em exercício afirmou que a droga é uma chaga social e defendeu ações de prevenção como a principal condição para se alcançar uma sociedade saudável e descontaminada. A gestora elogiou a SPD pelos bons resultados alcançados com a implementação de programas de prevenção das escolas da rede pública municipal e estadual, beneficiando crianças, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade social.

Cipod posse2Lembrou, ainda, a governadora em exercício que o trabalho de prevenção às drogas está diretamente ligado ao Pacto por um Ceará Pacífico, ação integrada que engloba programas para a prevenção da violência focada em locais críticos. Izolda Cela aproveitou para desejar um trabalho profícuo aos novos membros do Cipod e prometeu apoio às propostas a serem levadas ao governo por parte do colegiado. “Desejo boa sorte e que possamos colher frutos de um trabalho em defesa da vida”.

Por ocasião do evento, a secretária Especial de Políticas sobre Drogas e presidente do Conselho Interinstitucional, Aline Bezerra Câncio, fez um breve relato sobre os eixos de atuação da SPD. Disse, também, que a política sobre drogas traz, em sua essência, o desafio da intersetorialidade e da transversalidade.

A titular da SPD ressaltou a relevante atuação dos conselheiros na gestão 2015/2017 e conclamou os novos membros do Cipod – gestão 2017/2019 para uma integração e empenho ainda maiores em prol das políticas sobre drogas no Ceará, em plena consonancia com o Ceará Pacífico, iniciativa do governo do estado que busca uma sociedade justa e pacífica, com convivência e segurança cidadã.

Emoção

cipod posse3Um momento de emoção durante a posse dos conselheiros foi a homenagem recebida pela deputada estadual Mirian Sobreira, primeira titular da SPD e primeira presidente do Cipod. A parlamentar recebeu placa alusiva à sua atuação destacada na gestão da pasta e do colegiado. Mirian Sobreira recebeu a comenda das mãos da governadora em exercício Izolda cela e da secretária Aline Bezerra Câncio.

No discurso de agradecimento, Mirian Sobreira disse emocionada: “Posso afirmar, sem dúvida, que no tempo em que estive à frente da SPD e do Cipod aprendi muito mais do que em todos os outros anos de minha vida. Atuar na temática das drogas é um grande desafio, mas a gente se envolve de forma tal que não largamos mais esse trabalho”. A parlamentar defendeu a prevenção como caminho para superar o avanço das drogas na sociedade, enfatizou a importãncia do Cipod nesse contexto e desejou mais trabalho, mais recursos e mais ações para os membros do colegiado.

O Cipod

O Cipod é um órgão de caráter normativo, consultivo e de deliberação coletiva, cabendo-lhe propor iniciativas no campo da Política Estadual sobre Drogas, exercendo orientação normativa sobre as atividades de prevenção, acolhimento e reinserção social e profissional de dependentes químicos; bem como desenvolvendo outras funções compatíveis com seus objetivos.

Possuem assento no Conselho, representantes de secretarias do Estado como Segurança Pública, Saúde, Cultura, Justiça, Educação, entre outras, entidades religiosas e entidades de classe e da segurança pública, como a Polícia Federal, Ordem dos Advogados do Ceará e Ministério Público.

Membros Cipod – gestão 2017/2019

Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
Titular: Aline Bezerra Câncio
Suplente: Cláudio Bezerra Saraiva