Uma nova escolha para a vida

25 de janeiro de 2018 - 14:20

Jovem ressalta importância de abraçar boas oportunidades

Todos somos livres para fazer escolhas, mas também somos produto das consequências delas. Influenciado por pessoas que se diziam amigas, o jovem F.R.F.B, de 17 anos, descobriu as drogas. O vício o levou a praticar pequenos furtos.

O temor de retomar a antiga rotina causava aflição para si e seus familiares. A chance de trilhar novos caminhos surgiu com a participação em curso gratuito de cabeleireiro ofertado pela Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), através do Projeto Novas Escolhas.

Hoje, F.R. vive uma nova escolha. Afastou-se, em definitivo, das más companhias, tornou-se um garoto tranquilo e, ao mesmo tempo, interessado nos estudos e num futuro promissor.

F.R. fez o curso de cabeleireiro na Comunidade Terapêutica (CT) Casa Belém, na Zona Norte do Estado. A instituição foi uma das contempladas pela SPD com a efetivação do Projeto Novas Escolhas, voltado para a reinserção social e profissional de pessoas em tratamento da dependência química. A iniciativa ocorre por meio da oferta de cursos de qualificação para o mercado de trabalho.

Com excelente aproveitamento no aprendizado, o jovem sobralense já colhe os frutos da nova escolha na vida, longe das drogas. Na residência dos pais, montou um pequeno salão e tem usado os equipamentos do kit gratuito de cabeleireiro que recebeu para mudar o visual dos clientes. Com o dinheiro que consegue com o trabalho, tem ajudado a família e faz pequenas compras de bens para si e para ampliar o salão.

“Sei que segui o caminho errado e, agora, estou me redimindo”, avalia F.R. O jovem diz que já tinha aptidão para o ramo de beleza e pretende seguir na carreira. “O curso de cabeleireiro foi uma porta aberta pra mim, para eu descobrir um caminho para o meu futuro”, relata.

Rodrigo - Sobral 11Como presente pelo comportamento exemplar e o interesse numa vida saudável e promissora, o rapaz até ganhou uma máquina profissional de corte de cabelo de presente da mãe. Ela garante que o filho “leva jeito” na profissão de cabeleireiro. O jovem, inclusive, já está matriculado, por iniciativa própria, num curso avançado de cabeleireiro.

A ideia de F.R. é aprimorar os conhecimentos e seguir carreira. Ele garante que aprendeu a lição ao tornar-se uma vítima da opção pelas drogas. Agora, olha pra frente e vislumbra um futuro promissor na profissão que abraçou. Para quem enfrenta, hoje, os mesmos problemas que conseguiu superar, o jovem ensina: “Admitam o erro e procurem ajuda. Eu sou uma prova disso”.

Na primeira edição do Projeto Novas Escolhas, em 2017, a SPD proporcionou 20 cursos de qualificação profissional em 18 CTs que prestam serviço à pasta, beneficiando cerca de 400 acolhidos. Todos os formandos receberam certificado e kit com equipamentos básicos para darem os primeiros passos na nova profissão após o término do período de acolhimento.

Fernando Brito / Daniela Negreiros
Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 99910.3443 – comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br /daniela.negreiros@spd.ce.gov.br

www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara