SPD inicia primeiro ciclo de monitoramento de comunidades terapêuticas de 2018

26 de janeiro de 2018 - 13:24

Pasta amplia para oito o número de ciclos este ano

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) inicia, na próxima segunda-feira, 29, o primeiro ciclo de monitoramento de 2018 nas 19 comunidades terapêuticas que prestam serviços à pasta e à Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad). As CTs realizam o acolhimento de pessoas com problemas relacionados ao uso ou abuso de álcool e outras drogas.

O trabalho será desenvolvido, até o final do mês de fevereiro próximo, por técnicas da Coordenadoria de Políticas sobre Drogas (Copod) da SPD. A equipe de monitoramento verificarará toda a estrutura oferecida pelas CTs para acolhimento dos usuários encaminhados, incluindo itens como alimentação, higiene, limpeza, espaços individuais e coletivos, práticas inclusivas, encaminhamentos para a Raps e outros.

As comunidades terapêuticas são espaços dedicados a receber pessoas que apresentam dependência de álcool e outras drogas. O tempo de permanência varia de seis a nove meses, conforme a situação de cada pessoa. O acolhimento é voluntário e custeado por recursos públicos.

No período de acolhimento, são desenvolvidas atividades que favoreçem a retomada da rotina de vida do acolhido quando do retorno ao lar, a exemplo de cursos de qualificação profissional. As atividades ampliam as oportunidades de melhoria da autoestima e a obtenção de colocação no mercado de trabalho.

A secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra Câncio, reitera que o monitoramento das CTs é um trabalho que ocorre ao longo de todo o ano pela Secretaria. O intuito é assegurar o atendimento adequado e a oferta de serviços de qualidade aos acolhidos nas unidades. De acordo com a gestora, a SPD reforçará o trabalho com a ampliação de seis para oito no número de ciclos de monitoramento até o final de 2018.

Fernando Brito / Daniela Negreiros
Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 99910.3443 – comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br

www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara