SisAcolhe chegará a novos CAPS AD no Ceará

31 de janeiro de 2018 - 12:52

O sistema de informação utiliza biometria

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) reforça o processo de implantação do Sistema SisAcolhe em Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) localizados em municípios em que estão situadas Comunidades Terapêuticas (CTs) que prestam serviços à pasta.

O próximo município a ser contemplado será Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O SisAcolhe já funciona em CAPS AD do Eusébio, Aquiraz, Maranguape, Brejo Santo, Iguatu, Juazeiro do Norte e Itapipoca. Também foi implantado no Hospital Frota Pinto, em Fortaleza; e nas CTs conveniadas.

O SisAcolhe é um sistema de informação que viabiliza o controle, acompanhamento e unificação de dados (cadastro único), através de biometria, dos usuários dos diversos programas e projetos desenvolvidos pela SPD.

A iniciativa da Secretaria nos CAPS AD envolve a instalação de equipamento de biometria necessário para o funcionamento do sistema informatizado e, ainda, a oferta de treinamento sobre a ferramenta para os profissionais que realizam o atendimento a usuários de drogas nas instituições. Serão eles os responsáveis pela operacionalização do SisAcolhe.

A capacitação é realizada por profissionais das coordenadorias de Tecnologia da Informação (Cotic) e de Políticas sobre Drogas (Copod) da SPD. Eles também acompanham a rotina de atendimentos a fim de dirimir dúvidas sobre o sistema.

Dentre os principais benefícios proporcionados pelo SisAcolhe estão a regulação das vagas para as CTs, a coleta de dados epidemiológicos sobre usuários de drogas e a articulação junto à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

Fernando Brito / Daniela Negreiros
Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br 

www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara