Membros do Cipod querem mais celeridade no encaminhamento de propostas e deliberações

7 de fevereiro de 2018 - 16:59

Primeira reunião de 2018 da gestão 2017-2019 contou com a presença dos novos conselheiros

A abordagem das atividades a serem desenvolvidas pelo colegiado e das atribuições dos conselheiros marcou a primeira reunião de 2018 do Conselho Interinstitucional de Políticas Públicas sobre Drogas (Cipod), gestão 2017-2019. O encontro foi realizado na manhã desta quarta-feira, 7, no auditório da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), com a participação dos membros recém-empossados.

Presidente do Cipod, a secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra Câncio, coordenou a reunião. Inicialmente, a gestora deu as boas-vindas aos novos conselheiros e aos que permaneceram no colegiado para a gestão 2017-2019. Posteriormente, fez um breve relato sobre as ações da SPD, destacando as atividades nas áreas da prevenção e reinserção social e profissional.

Todos os conselheiros tiveram a oportunidade de abordar as ações das respectivas instituições que representam no âmbito das políticas sobre drogas. Eles destacaram a importância do Cipod e ressaltaram a necessidade de maior agilidade nos encaminhamentos das deliberações dos conselheiros, bem como na apresentação de propostas com efetividade no âmbito das políticas sobre drogas.

Ainda durante o encontro, foram definidos os membros das comissões do Cipod. São elas: Legislação e Normas, Acompanhamento de Políticas Públicas sobre Drogas, Articulação Interinstitucional, Orçamento Finanças e Monitoramento. Além disso, foi aprovada a proposta de visita de membros do Cipod a comunidades indígenas para conhecer a realidade e elaborar projeto conforme as necessidades da população na temática da prevenção às drogas.

Cipod fevereiro 2A reunião incluiu também a apresentação e aprovação do modelo da carteira de estudante 2018 a ser emitida pela Associação dos Estudantes de Fortaleza (Asesf). O documento será entregue a cerca de 100 mil estudantes cearenses e trará mensagem sobre a importância da prevenção às drogas e do diálogo sobre a temática. Também conterá o telefone 0800.275.1475 da SPD, destinado a proporcionar informação, escuta e orientação sobre questões relacionadas ao uso / abuso de álcool e outras drogas.

O Cipod conta com representantes de 26 órgãos / instituições cearenses. O colegiado foi instituído pelo governador Camilo Santana e visa fortalecer o Sistema Estadual de Políticas sobre Drogas, construindo uma rede de iniciativas para conter o avanço das drogas no Ceará. O colegiado tem caráter normativo, consultivo e de deliberação coletiva. Sua principal atribuição é propor a política estadual sobre álcool e outras drogas.

Fernando Brito / Daniela Negreiros
Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 99910.3443 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spdc.gov.br

www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara