Itatira é 21º município a receber Campanha Ceará sem Drogas

28 de fevereiro de 2018 - 16:56

SPD participa da mais nova edição da iniciativa e apresenta ações para as pessoas que enfrentam problemas relacionados ao uso de drogas

O município de Itatira recebeu, na manhã desta quarta-feira, 28, a 21ª edição da Campanha Ceará Sem Drogas, realizada pela Assembleia Legislativa do Ceará. O evento, o primeiro de 2018, reuniu cerca de mil pessoas na Escola de Ensino Médio Nazaré Guerra para um debate sobre as consequências do uso de drogas.

Já Morada Nova recebe a 22ª edição da Campanha Ceará sem Drogas nesta quinta-feira, 1º, às 9h30. Na sexta-feira, 2, no mesmo horário, será a vez de Itapajé sediar a 23ª edição.

No evento desta quarta-feira, em Itatira, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), responsável pela iniciativa, agradeceu a presença do público e acrescentou que um dos objetivos da campanha é evitar o primeiro contato dos jovens com as drogas. “Sabemos que a grande maioria dos dependentes químicos entrou nesse caminho pela curiosidade e acreditamos que, com a palestra de Walter Casagrande, vocês pensarão melhor”, salientou.

O parlamentar informou, ainda, que, somente de janeiro a março de 2017, 85% das pessoas assassinadas em Fortaleza tinham algum envolvimento com drogas. Além disso, a cada grupo de seis municípios cearenses, um deles registra altos níveis de problemas relacionados ao consumo de crack.

Parceira da Assembleia Legislativa do Estado na iniciativa, a Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) prestigiou o evento, através da participação da titular da pasta, secretária Aline Bezerra Câncio. A gestora aproveitou para abordar as ações da SPD, em especial no eixo da prevenção às drogas, além de divulgar o telefone 0800.2751475, do Centro de Referência sobre Drogas (CRD), destinado à oferta de informação, bem como a escuta e orientação à população sobre problemas relacionados ao uso de substâncias psicoativas.

O prefeito de Itatira, Antônio Almir, parabenizou a Assembleia por proporcionar aos jovens cearenses a oportunidade de ouvir o relato de uma referência no esporte, que tem conseguido superar a dependência química. “Por mais que seja um assunto delicado, precisamos levar essa discussão para as escolas e lares”, opinou.

itatira2Ao iniciar a conversa com o público, o comentarista esportivo e ex-jogador de futebol Walter Casagrande relembrou a história dele no esporte e como foi sua experiência com as drogas. Ele alertou para o fato de que o usuário não se considera um dependente. “Eu não me considerava mal (de saúde). Mas já estava em um ponto que não me alimentava mais, não tomava banho, comecei a ter surtos psicóticos”, relatou.

Casagrande também lembrou a importância de não marginalizar o usuário de drogas. “A família e os profissionais de saúde devem encarar o dependente como alguém que precisa de ajuda. O Ceará, hoje, conta com conselhos e uma Secretaria Especial sobre Drogas. Procurem esses serviços e acreditem nesse tratamento”, recomendou.

Para o aluno do 3º ano da Escola de Ensino Médio Antonio Sabino Guerra, Kayan Alves, de 17 anos, a palestra possibilitou uma reflexão sobre o consumo de drogas pelos jovens e a importância de se evitar um primeiro contato. Já a estudante do 8º ano da Escola de Ensino Fundamental José Paulo de Sousa, Mirella Viana, de 13 anos, confidenciou que um amigo de sua idade já é usuário. “Ele está aqui hoje assistindo a essa palestra e espero que pare após ouvir como o futuro pode ser ruim”, torceu.

A Campanha Ceará sem Drogas já levou sua palestra para os municípios de Aracati, Acaraú, Aquiraz, Campos Sales, Cruz, Crateús, Crato, Fortaleza, Horizonte, Limoeiro do Norte, Nova Russas, Ocara, Russas, Sobral e Brejo Santo, Boa Viagem e Várzea Alegre.

Serviço:

Atendimento do Centro de Referência sobre Drogas (CRD): 0800 275 1475.

Mais informações sobre a Campanha Ceará sem Drogas na AL: 3277 2504.

# Informações da Ascom/SPD e reprodução de matéria veiculada no site da AL.

Fernando Brito / Daniela Negreiros
(85) 3238.5090 / 99910.3443 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br