Agentes de proteção à infância e à juventude do Ceará são capacitados sobre a temática das drogas

2 de março de 2018 - 18:27

Workshop contou com 40 participantes provenientes de Fortaleza, Caucaia e Paracuru

A ampla abordagem da temática, além do relato e troca de experiências envolvendo o uso abusivo de drogas, marcou o workshop Trilhando Conhecimento Referente às Políticas sobre Drogas. O evento foi realizado nesta sexta-feira, 2, no auditório da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), beneficiando cerca de 40 agentes de proteção à infância e à juventude do Estado vinculados à associação representativa da categoria, a Aapijece.

O workshop constitui-se no primeiro resultado de recente parceria firmada entre a SPD e a associação. O objetivo foi orientar, atualizar e promover a discussão sobre as políticas sobre drogas como forma de capacitar os agentes quanto o assunto. Foram beneficiados profissionais das comarcas de Fortaleza, Caucaia e Paracuru, além de membros da diretoria da entidade.

A programação incluiu a abordagem dos seguintes temas por parte da equipe técnica da SPD: políticas sobre drogas no Estado do Ceará, a importância do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Compod), prevenção ao uso de drogas – fatores de proteção e risco e abordagem à população em situação de rua. No evento, também foram abertos espaços para o esclarecimento de dúvidas e dinâmica de interação.

Na oportunidade, o presidente da Aapijece, Robinson Ramalho, fez um breve relato sobre as atividades da associação. O gestor ressaltou ações como promover a ampla integração e troca de experiência entre os agentes de proteção à infância e à juventude do Ceará e incentivar a capacitação dos filiados e beneficiários.

apijece2Robinson Ramalho enalteceu a parceria da Aapijece com a SPD e reforçou o desejo da associação de fortalecer o vínculo com o poder público em prol do aprimoramento da qualidade dos serviços realizados pela categoria no atendimento a criança e ao adolescente no Estado.

Josélia Monteiro é agente supervisora do Núcleo de Messejana e foi uma das participantes do workshop. Ela destacou a importância do evento. “Com os conhecimentos adquiridos, teremos uma maneira nova de abordagem do público usuário de drogas”, afirmou.

Ao falar aos participantes do workshop, o secretário Especial Adjunto de Políticas sobre Drogas, Cláudio Saraiva, fez rápida explanação sobre as ações da SPD e enalteceu os eixos de atuação da pasta. O gestor ainda ressaltou a parceria da Secretaria com a Aapijece que, para ele, vem incrementar a força de trabalho no âmbito das políticas sobre drogas no Ceará, em especial no eixo da prevenção.

Fernando Brito / Daniela Negreiros
Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 99910.3443 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br

www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara