Secretário Adjunto destaca Projeto Novas Escolhas

14 de março de 2018 - 14:17

Cláudio Saraiva visita CT contemplada e conversa com os acolhidos

“Capacitar quer dizer proporcionar oportunidades, viabilizar a chance de fazer novas escolhas na vida”, afirmou o secretário Especial Adjunto de Políticas sobre Drogas, Cláudio Saraiva, durante visita à Comunidade Terapêutica (CT) Fazenda da Esperança São Bento, na zona rural de Sobral, na tarde da terça-feira, 13.

Em 2017, a Fazenda da Esperança São Bento foi uma das 18 CTs contempladas pela SPD na primeira edição do Projeto Novas Escolhas. A iniciativa é voltada para a reinserção social e profissional de pessoas em tratamento da dependência química, além de proporcionar a redução dos índices de reincidência no consumo de drogas. O projeto acontece através da oferta de cursos profissionalizantes gratuitos para acolhidos em Comunidades Terapêuticas (CTs) que prestam serviço à SPD.

Durante a visita à CT, acompanhado da assessora técnica Alaíde Pontes, o secretário adjunto da SPD conversou com o padre Ítalo Arcanjo, diretor da instituição; e com os demais membros da equipe administrativa, a Irmã Raimundinha Fontenele e Pedro Farias; além da voluntária Francirene Tomaz. Posteriormente, Cláudio Saraiva se reuniu com os acolhidos.

No diálogo com os acolhidos, o gestor abordou a importância do Projeto Novas Escolhas e agradeceu pela receptividade à iniciativa da SPD. Ali, 20 acolhidos realizaram o curso de mecânica de motos em 2017, recebendo, ao final, os respectivos certificados de conclusão e kit de equipamentos básicos para darem os primeiros passos na profissão ao concluírem o período de acolhimento e deixarem a CT.

fazenda2“O certificado recebido é uma grande conquista para todos vocês. Muitos dos participantes não tinham profissão definida e, agora, podem afirmar e provar que são mecânicos de motos. Ao concluírem o acolhimento, terão uma grande chance de ingressar no mercado de trabalho, seja formal ou informal”, disse Cláudio Saraiva, assegurando a continuidade do Projeto Novas Escolhas nas CTs em 2018, inclusive com a oferta de novas tipologias.

Na ocasião, o padre Ítalo Arcanjo agradeceu pela visita e pela parceria com a SPD, abrindo espaço para depoimentos como o do acolhido Leonildo Guimarães, de 33 anos. Ele ressaltou a importância da oferta de atividades voltadas para a reinserção social de pessoas que enfrentam problemas relacionados ao uso abusivo de drogas. “A capacitação profissional é um dos caminhos”, avaliou.

Histórico

A primeira edição do Projeto Novas Escolhas da SPD beneficiou cerca de 400 acolhidos em 18 CTs, entre homens e mulheres. Os cursos oferecidos foram os seguintes: recuperador de eletrodomésticos, eletricista, confeiteiro (doces e salgados), cabeleireiro / barbeiro, corte e costura, mecânica de motos e panificação.

Ao todo, foram ofertados 20 cursos. As aulas foram ministradas por profissionais do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), num total de 100 horas/aula. A instituição é qualificada para executar políticas públicas nas áreas do trabalho e empreendedorismo.

A primeira semana de cursos nas CTs foi diferenciada, com a abordagem dos temas como auto-conhecimento, comunicação eficaz, relações interpessoais e empreendedorismo, além da realização de dinâmicas com os alunos. Todas as atividades foram acompanhadas da Coordenadoria de Políticas sobre Drogas (Copod) da SPD.

Fernando Brito
Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 | 99910.3443 – comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br

www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara