Secretário Adjunto destaca Projeto Novas Escolhas

14 de março de 2018 - 14:17

Cláudio Saraiva visita CT contemplada e conversa com os acolhidos

“Capacitar quer dizer proporcionar oportunidades, viabilizar a chance de fazer novas escolhas na vida”, afirmou o secretário Especial Adjunto de Políticas sobre Drogas, Cláudio Saraiva, durante visita à Comunidade Terapêutica (CT) Fazenda da Esperança São Bento, na zona rural de Sobral, na tarde da terça-feira, 13.

Em 2017, a Fazenda da Esperança São Bento foi uma das 18 CTs contempladas pela SPD na primeira edição do Projeto Novas Escolhas. A iniciativa é voltada para a reinserção social e profissional de pessoas em tratamento da dependência química, além de proporcionar a redução dos índices de reincidência no consumo de drogas. O projeto acontece através da oferta de cursos profissionalizantes gratuitos para acolhidos em Comunidades Terapêuticas (CTs) que prestam serviço à SPD.

Durante a visita à CT, acompanhado da assessora técnica Alaíde Pontes, o secretário adjunto da SPD conversou com o padre Ítalo Arcanjo, diretor da instituição; e com os demais membros da equipe administrativa, a Irmã Raimundinha Fontenele e Pedro Farias; além da voluntária Francirene Tomaz. Posteriormente, Cláudio Saraiva se reuniu com os acolhidos.

No diálogo com os acolhidos, o gestor abordou a importância do Projeto Novas Escolhas e agradeceu pela receptividade à iniciativa da SPD. Ali, 20 acolhidos realizaram o curso de mecânica de motos em 2017, recebendo, ao final, os respectivos certificados de conclusão e kit de equipamentos básicos para darem os primeiros passos na profissão ao concluírem o período de acolhimento e deixarem a CT.

fazenda2“O certificado recebido é uma grande conquista para todos vocês. Muitos dos participantes não tinham profissão definida e, agora, podem afirmar e provar que são mecânicos de motos. Ao concluírem o acolhimento, terão uma grande chance de ingressar no mercado de trabalho, seja formal ou informal”, disse Cláudio Saraiva, assegurando a continuidade do Projeto Novas Escolhas nas CTs em 2018, inclusive com a oferta de novas tipologias.

Na ocasião, o padre Ítalo Arcanjo agradeceu pela visita e pela parceria com a SPD, abrindo espaço para depoimentos como o do acolhido Leonildo Guimarães, de 33 anos. Ele ressaltou a importância da oferta de atividades voltadas para a reinserção social de pessoas que enfrentam problemas relacionados ao uso abusivo de drogas. “A capacitação profissional é um dos caminhos”, avaliou.

Histórico

A primeira edição do Projeto Novas Escolhas da SPD beneficiou cerca de 400 acolhidos em 18 CTs, entre homens e mulheres. Os cursos oferecidos foram os seguintes: recuperador de eletrodomésticos, eletricista, confeiteiro (doces e salgados), cabeleireiro / barbeiro, corte e costura, mecânica de motos e panificação.

Ao todo, foram ofertados 20 cursos. As aulas foram ministradas por profissionais do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), num total de 100 horas/aula. A instituição é qualificada para executar políticas públicas nas áreas do trabalho e empreendedorismo.

A primeira semana de cursos nas CTs foi diferenciada, com a abordagem dos temas como auto-conhecimento, comunicação eficaz, relações interpessoais e empreendedorismo, além da realização de dinâmicas com os alunos. Todas as atividades foram acompanhadas da Coordenadoria de Políticas sobre Drogas (Copod) da SPD.

(85) 3238.5090 | 99910.3443 – comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br