I Seminário de Políticas sobre Drogas de Juazeiro do Norte

5 de abril de 2018 - 09:07

Secretário Will Almeida destaca parceria com o governo municipal para inauguração do CRD do Cariri

“Este evento é de grande importância, tendo em vista a relevância do tema e a necessidade do mesmo ser mais discutido na sociedade. Precisamos sair daqui com esse desejo de levar a informação, prevenir nossos jovens e cidadãos com relação às drogas. Hoje, Juazeiro do Norte é um grande parceiro da nossa pasta”, afirmou o secretário Especial de Políticas sobre Drogas, Will Almeida, durante o I Seminário de Políticas sobre Drogas de Juazeiro do Norte. O evento foi realizado na quarta-feira, 4, no Memorial de Padre Cícero.

Na ocasião, o titular da SPD também abordou o trabalho que vem sendo realizado pela Secretaria nos diversos municípios cearenses, pautada nos eixos da prevenção, acolhimento e cuidado e reinserção social e profissional dos dependentes químicos.

O secretário aproveitou a oportunidade para reiterar que a SPD vai inaugurar, até o início do próximo mês, o primeiro Centro de Referência sobre Drogas (CRD) do interior do Ceará. “O equipamento funcionará em Juazeiro do Norte e o prefeito Arnon Bezerra está dando todo o suporte, juntamente com a Secretaria de Saúde, para que a gente possa implementar esse grande projeto”, destacou.

O I Seminário de Políticas sobre Drogas de Juazeiro foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal, através da Rede de Saúde Mental da Secretaria de Saúde do Município. O evento teve como objetivo trazer para a sociedade em geral a abordagem de temas relacionados às políticas da saúde mental e prevenção às drogas. Participaram representantes do setor de segurança pública, através do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal; membros do Conselho Municipal de Saúde, das secretaria de Saúde, Desenvolvimento Social e Trabalho e Educação; da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, do SAMU e da UPA, além de estudantes de nível superior e representantes da sociedade em geral.

Em sua fala, a secretária Executiva de Saúde do Município, Francimones Rolim, abordou a importância do trabalho desenvolvido pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas 24h (CAPS AD III) de Juazeiro do Norte. Segundo ela, a implementação do Sistema Acolhe Ceará, coordenado pela SPD, proporciona a ampliação do atendimento às pessoas com problemas ralacionados ao uso de drogas.

Em nome do prefeito Arnon Bezerra e da secretária de Saúde, Nizete Tavares, Francimones Rolim agradeceu a parceria com o Governo do Estado em prol da implantação do CRD do Cariri, que funcionará em Juazeiro do Norte, mas contemplará a população dos diversos municípios da região.

A programação do seminário envolveu, ainda, palestra da coordenadora do Hospital Dia Elo de Vida, Sandra Coelho, sobre o tema “Manejo de pacientes em crise: dependência química e comorbidades”. A coordenadora de Políticas sobre Drogas da SPD, Alessandra Pimentel; e a coordenadora de Interlocução Interinstitucional da pasta, Lidiane Rebouças, abordaram as políticas sobre drogas no Ceará e programas e projetos desenvolvidos pela SPD.

Ao final do evento, a diretora da Rede de Saúde Mental de Juazeiro do Norte, Elizangela de Gouveia, agradeceu a parceria com o Governo do Estado, através da SPD, para a realização de seminário.

(85) 3238.5090 / 99910.3443 – comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br

ww.spd.ce.gov.br
facebook: spdceara