SPD e UVC atuarão em parceria para a criação de Compods

9 de maio de 2018 - 15:37 # # # #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação - (85) 3238.5090 / 9.9910.3443
comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br

A ideia é criar colegiados nos 184 municípios cearenses

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) articula parceria com a União dos Vereadores do Ceará (UVC) para a formação de Conselhos de Políticas sobre Drogas (Compods) nos 184 municípios cearenses. Essa foi a pauta principal da quarta reunião ordinária de 2018 do Conselho Interinstitucional de Políticas Públicas sobre Drogas (Cipod), gestão 2017-2019. O encontro foi realizado na manhã desta quarta-feira, 9, no auditório da SPD.

“Vamos buscar meios de estar em todos os municípios do estado do Ceará, junto com a Aprece (Associação dos Municípios do Estado do Ceará) e a UVC, trabalhando com esse objetivo”, garantiu o secretário Especial de Políticas sobre Drogas e presidente do Cipod, Will Almeida.

A expectativa do titular da SPD foi confirmada pelo vereador Samuel Isidoro, membro da UVC, que representou o presidente da entidade, César Veras, na reunião. “A UVC vai trabalhar em parceria com a SPD com o intuito de criar os conselhos, através das câmaras municipais”, afirmou.

Ainda na reunião do Cipod, a representante da Assembleia Legislativa do Ceará no colegiado, a deputada Miriam Sobreira, ressaltou a importância da realização de pesquisas no Estado para balizar ações no âmbito das políticas sobre drogas.

Dentro da pauta, foi discutida a análise de emissão de declaração do Cipod para as Comunidades Terapêuticas (CTs) visando a inscrição no Edital 2018 da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad); e apresentado o feedback da reunião de planejamento anual das comissões do Cipod, realizada no início deste mês.

Outro tema abordado foi o agendamento de reunião para tratar de questões referentes à problemática das drogas nas comunidades indígenas do Ceará, a ser realizada no próximo dia 30. O encontro deverá contar com a participação de representantes do Distrito Sanitário Especial Indígena do Ceará (DSEI-CE), da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Polícia Federal, além do diretor geral da AESP/SSPDS, coronel Juarez Gomes; do comandante geral da Polícia Militar, coronel Ronaldo Mota Viana; e do delegado geral da Polícia Civil, Everardo Lima da Silva.

Instituído pelo governador Camilo Santana, o Cipod visa fortalecer o Sistema Estadual de Políticas sobre Drogas, construindo uma rede de iniciativas para conter o avanço das drogas no Ceará. O colegiado é composto por representantes de secretarias estaduais, organizações não-governamentais, entidades religiosas e estudantis do Estado, tendo caráter normativo, consultivo e de deliberação coletiva.