CRD Cariri completa um mês de funcionamento

12 de junho de 2018 - 14:56 # # # # #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação - (85) 3238.5090 / 9.9910.3443
comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br

Equipamento fica localizado no Centro Multifuncional de Serviços do Cariri

Decorrido um mês da inauguração do Centro de Referência sobre Drogas (CRD) Cariri pelo Governo do Estado, através da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), em parceria com a Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, o equipamento apresenta saldo positivo de atendimentos presenciais para orientação e encaminhamentos à rede assistencial, além de atendimentos por telefone.

O CRD Cariri é o primeiro equipamento governamental voltado à temática de dependência química a operar fora da capital cearense. A ideia é oferecer atendimento especializado sobre a temática das drogas à população de 19 municípios do Cariri.

O equipamento está localizado no Centro Multifuncional de Serviços do Cariri. Dentre as atribuições da equipe estão orientar familiares, sociedade, OGs e ONGs quanto aos procedimentos e informá-los sobre a rede de atenção aos usuários e dependentes químicos; manter banco de dados, conhecer o perfil epidemiológico dos usuários de substâncias, acompanhar a rede de serviços no território de sua abrangência; oferecer informações sobre substâncias psicoativas; implementar parcerias com instituições de ensino superior para serviços de extensão acadêmica e capacitação; e manter a rede de atenção integrada com qualidade no atendimento aos usuários de drogas e familiares.

O secretário Especial de Políticas sobre Drogas, Will Almeida, destaca a importância do CRD Cariri. “O equipamento proporcionou o aumento do raio de ação da SPD na importante região cearense e a oferta de atendimento especializado”, afirma. O gestor esclarece que o equipamento opera nos mesmos moldes do CRD de Fortaleza, que funciona no prédio da SPD, no bairro Jacarecanga.

Parceria entre a Secretaria e a Prefeitura de Juazeiro do Norte viabilizou a contrapartida de recursos humanos para o funcionamento do CRD Cariri. Os funcionários municipais cedidos ao Centro passaram por treinamento especial para atuar junto ao público que enfrenta problemas relacionados ao uso abusivo de álcool e outras drogas.

Serviço:

CRD Cariri
Local: Centro Multifuncional de Serviços do Cariri
Endereço: Rua interventor Francisco Erivano Cruz, 120, Centro, Juazeiro do Norte-CE
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas
Telefone: (88) 2131.6536 / 0800.275.1475