SPD recebe a visita de especialista norte-americano em saúde mental

21 de junho de 2018 - 13:48 # # # # #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação - (85) 3238.5090 / 9.9910.3443
comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br

Troca de experiências marca encontro na sede da Secretaria

A troca de experiências é fonte de inspiração e conquista de conhecimento, proporcionando o aprimoramento de atividades, bem como o enriquecimento profissional. No âmbito governamental, a adoção de boas ideias ajuda na idealização e realização de programas e projetos bem sucedidos.

Nesta perspectiva, o secretário Especial de Políticas sobre Drogas, Will Almeida, recebeu a visita do renomado enfermeiro norte-americano Stephen Strobbe, professor clínico da Escola de Enfermagem da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. Strobbe é especialista em enfermagem em saúde psiquiátrica mental e está em Fortaleza a convite do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza (Unifor).

O encontro aconteceu na tarde da quarta-feira, 20, na sede da SPD. A reunião também contou com a presença da professora Mirna Albuquerque, que coordena o programa de pós-graduação na Unifor; e da coordenadora de Políticas sobre Drogas da SPD, Sandra Lira.

Durante a conversa, Will Almeida e Stephen Strobbe abordaram os programas de prevenção às drogas e as estratégias de acolhimento de dependentes químicos adotadas no Ceará e os resultados alcançados. O especialista norte-americano elogiou as ações da SPD como um todo, em especial a iniciativa de capacitar profissionais para atuar junto ao público em geral quanto à temática das drogas.

O titular da SPD e o especialista norte-americano ressaltaram a importância da troca de experiências nas diversas áreas de conhecimento e, em especial, no âmbito das políticas sobre drogas; bem como do investimento em articulações intersetoriais. A ideia é fortalecer o intercâmbio entre a Secretaria e a Universidade de Michigan.

O secretário Will Almeida reforça que a SPD está de portas abertas para diálogos voltados ao aprimoramento e efetividade das ações relacionadas às políticas sobre drogas no Ceará.

Antes da reunião com o titular da SPD, o professor Stephen Strobbe esteve na Comunidade Terapêutica (CT) Nova Vida, em Aquiraz. A instituição integra a lista de 19 CTs que prestam serviço de acolhimento voluntário de pessoas encaminhadas pela Secretaria, após avaliação, por apresentarem problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas.