Futebol, acolhimento e alegria no Corre Pra Vida

22 de junho de 2018 - 15:28 # # #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação - (85) 3238.5090 / 9.9910.3443
comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br

A alegria brotou no sorriso, expressou-se em gestos largos, em palavras de agradecimento de beneficiários do Projeto Corre Pra Vida. Tudo isso, não só pela vitória da Seleção Brasileira no jogo contra a Costa Rica, mas sobretudo pela oportunidade oferecida pela Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) para um momento especial de lazer e confraternização entre pessoas em situação de rua.

A transmissão da partida da Copa do Mundo 2018 foi realizada na manhã desta sexta-feira, 22, no contêiner do Corre Pra Vida; e reuniu cerca de 100 beneficiários do projeto. Inserida na programação da IV Semana Estadual de Políticas sobre Drogas, a atividade também envolveu ações simples, mas repletas de significado para o público presente, como a distribuição de refrigerantes, pipoca e kits de higiene pessoal e o sorteio de brindes alusivos ao Mundial de Futebol.

A coordenadora de Políticas sobre Drogas da SPD, Sandra Lira, comandou a programação, com o apoio de toda a equipe de profissionais do Corre Pra Vida. Um beneficiário que preferiu não se identificar afirmou: “Esse pessoal do Corre tá sempre fazendo surpresa pra gente, trazendo coisas boas pra nós. Essa foi mais uma. Assim, a gente se sente cada vez mais acolhido, se sente respeitado como ser humano”.

A Semana

A abertura da IV Semana Estadual de Políticas sobre Drogas aconteceu na terça-feira, 19, na sede da SPD, em solenidade que envolveu, ainda, o lançamento oficial do aplicativo SPD Aqui Tem Ajuda e uma exposição de trabalhos de beneficiários de programas e projetos desenvolvidos pela Secretaria. A partir de então, técnicas da pasta já percorreram shoppings e espaços públicos, levando informações e orientações sobre a prevenção às drogas para a população numa forma de chamar a atenção para as consequências do uso de álcool e outras drogas líticas e ilícitas.

Também como parte da Semana Estadual, já foram realizadas atividades artísticas no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza; bem como palestras para estudantes e audiência pública especial no município de Quixeré, no Vale do Jaguaribe, com abordagem da temática das drogas e foco na prevenção. Na unidade móvel da SPD, foram feitos atendimentos individualizados.

A programação da IV Semana Estadual de Políticas sobre Drogas prossegue neste sábado, 23, com Mostra de Dança no Cineteatro São Luiz, a partir das 19 horas. No domingo, dia 24, a SPD será apoiadora da Coordenadoria Especial de Políticas sobre Drogas (CPDrogas) da Prefeitura de Fortaleza na 5° edição do Passeio Ciclístico Tamo Junto a Favor da Vida, com largada a partir das 8 horas, no anfiteatro do Parque do Cocó. A chegada ocorrerá no mesmo local.

Na segunda-feira, 25, a Semana Estadual terá continuidade com a realização da palestra da master coach Neyla Santana sobre o tema “O Poder da Autoresponsabilidade”. O evento será realizado no auditório da SPD, a partir das nove horas. No mesmo dia, das 13 às 15h30, a unidade móvel da Secretaria estará no Bosque das Letras da Universidade Federal do Ceará (UFC), no Campus do Benfica. Mais tarde, das 18 às 19h30, a unidade estará na Faculdade Terra Nordeste (Fatene), no municípío de Caucaia, também para a oferta de orientação sobre prevenção às drogas aos estudantes.

A IV Semana Estadual de Políticas sobre Drogas terá a programação concluída da tarde da terça-feira, 26, Dia Internacional da Luta contra o Abuso e o Tráfico de Drogas. A Assembleia Legislativa do Estado (AL) promoverá sessão solene alusiva à data, numa iniciativa da deputada estadual Mirian Sobreira. Na ocasião, serão prestadas homenagens a personalidades cearenses que se destacam no âmbito da prevenção às drogas. O evento será realizado a partir das 15 horas, no plenário da Casa.