Projeto Sementes do Amanhã chega à Região Metropolitana de Fortaleza e no Maciço de Baturité

1 de novembro de 2018 - 13:09 #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação - (85) 3238.5090 / 9.9910.3443
comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br

Gestores das pastas de Saúde de 32 municípios cearenses localizados na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e no Maciço de Baturité estarão reunidos na manhã da próxima segunda-feira, 5, no auditório da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD). Eles participarão de encontro de apresentação e sensibilização para o desenvolvimento do Projeto Sementes do Amanhã, iniciativa da SPD em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Social e da Cidadania (Idesc).

São os seguintes os municípios selecionados: Fortaleza, Maranguape, Eusébio, Aquiraz, Caucaia, Itaitinga, Maracanaú, Horizonte, Pacajus, Chorozinho, Cascavel, Guaiuba, Paracuru, Pindoretama, Pacatuba, Paraipaba, Trairi, São João do Jaguaribe, Ocara, São Gonçalo do Amarante, Barreira, Baturité, Pacoti, Palmácia, Guaramiranga, Mulungu, Aratuba, Acarape, Itapiúna, Aracoiaba, Redenção e Capistrano.

O Projeto Sementes do Amanhã tem como objetivo contribuir com a Rede de Atenção à Saúde através da qualificação profissional voltada ao cuidado às mulheres em situação de vulnerabilidade quanto ao uso de álcool e outras drogas que se encontram no ciclo gravídico puerperal, bem como seus filhos recém-nascidos.

Após formados pela equipe técnica do projeto, os profissionais da Saúde indicados pelos municípios para participação no projeto realizarão um plano de intervenção para encontros individuais e em grupo com o público-alvo, totalizando 10 encontros que serão realizados em cada um das 35 localidades selecionadas.

As sessões terão o propósito de acompanhamento, orientação e redução de danos à saúde e contarão com o suporte de atividades lúdicas, buscando direcionar às situações comuns do cotidiano. Baseados nas situações abordadas, os profissionais conduzirão a discussão com as participantes.

A proposta é quebrar tabus e desconstruir pensamentos estigmatizantes por parte dos profissionais e da sociedade quanto às pessoas que fazem uso e abuso de álcool e outras drogas, evitando descontinuidade no acompanhamento às gestantes e puérperas, com sérias consequências à saúde e à vida.

A primeira edição do Projeto Sementes do Amanhã da SPD alcançará cerca de 3.500 mulheres atendidas em equipamentos da Rede de Atenção Primária à Saúde em 107 municípios do Estado.

Serviço:

Apresentação do Projeto Sementes do Amanhã
Data: 05/11/2018
Hora: 9 horas
Local: Auditório da SPD – Rua Oto de Alencar, 193, Jacarecanga, Fortaleza-CE