SPD presente na campanha em Acopiara

30 de novembro de 2018 - 13:03 #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação - (85) 3238.5090 / 9.9910.3443
comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br

O município de Acopiara, no Centro-Sul do Ceará, vivenciou um momento de intensa movimentação em torno da prevenção às drogas na manhã desta sexta-feira, 30, ao sediar a 27ª edição da campanha Ceará Sem Drogas. O evento foi realizado no Liceu de Acopiara Deputado Francisco Alves Sobrinho, reunindo cerca de 1.500 pessoas, entre estudantes, professores, gestores e representantes da sociedade.

Parceira da Assembleia Legislativa do Estado na iniciativa, a Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) prestigiou o evento, através da participação do titular da pasta, secretário Will Almeida. O gestor aproveitou a ocasião para enumerar as ações da SPD, em especial no eixo da prevenção às drogas, além de divulgar o telefone 0800.2751475 do Centro de Referência sobre Drogas (CRD), destinado à oferta de informação, bem como escuta e orientação à população em geral sobre problemas relacionados ao uso abusivo de álcool e outras drogas. O aplicativo “SPD Aqui tem Ajuda” também foi divulgado.

Na ocasião, Will Almeida afirmou estar honrado em encerrar o ano de 2018 com um grande evento para Acopiara. “Espero que a juventude acopiarense possa escutar o querido Casagrande, conhecer mais o que ele passou e entender que as drogas não levam a nada”, comentou.

Cumprindo agenda como governador interino do Estado, durante viagem internacional de Camilo Santana, chefe do Executivo, o deputado Zezinho Albuquerque foi representado pela deputada estadual Mirian Sobreira, primeira titular da SPD. A parlamentar disse que a campanha Ceará sem Drogas é uma enorme contribuição da Assembleia para o Estado, pois o momento é muito difícil no que diz respeito ao uso e abuso de drogas, especialmente por parte da juventude.

“Só conseguiremos trabalhar essa questão se tivermos coragem de discutir e achar caminhos para evitar que os jovens se envolvam com as drogas porque o caminho de volta é muito difícil”, comentou a deputada.

Ainda durante o evento, o deputado Bruno Pedrosa enfatizou a união dos Poderes Executivos, Legislativo e Judiciário em prol do enfrentamento do uso de drogas e na redução dos indicadores de violência do Estado. Presidente da Comissão de Juventude da AL, o parlamentar destacou a criação do Fundo Estadual de Políticas sobre Álcool e Drogas e da SPD como ações da AL e do Governo do Estado para atuar na prevenção e acolhida dos dependentes químicos.

Parceiro da campanha Ceará sem Drogas, o comentarista esportivo e ex-jogador da Seleção Brasileira de Futebol Walter Casagrande compartilhou com o público sua trajetória esportiva em times de futebol no Brasil e mundo afora e, em especial, a forma como começou a usar drogas e os problemas que enfrentou com a dependência química.

Casagrande contou os vários momentos em que “perdeu o controle” da própria vida por ter a necessidade de usar drogas. Para ele, a campanha Ceará Sem Drogas deveria ser um projeto nacional e não somente do Estado do Ceará, pois há necessidade de esclarecer o país sobre essa questão. Afirmou, ainda, que a participação no projeto da AL é uma tentativa de esclarecer sobre o que é a dependência química. “Sempre vai ter a oferta para o uso de drogas. Se a pessoa não souber o risco que é experimentar, a possibilidade de começar é muito maior”.

O comentarista revelou que segue em tratamento contínuo, pois faz terapia em grupo, individual e tem uma retaguarda importante para seguir e enfrentar a dependência. “As drogas não afetam somente o lado físico e mental, mas o lado emocional”, ressaltou.

Também estiveram presentes na mesa nesta edição da campanha Ceará Sem Drogas, a prefeita de Quixelô, Fátima Gomes, o deputado estadual eleito Marcos Sobreira, o vereador Cícero Teixeira, presidente da Câmara de Acopiara, e o diretor do Liceu, Marcelo Castro.

Idealizada em 2014 pelo presidente da AL, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), a campanha Ceará Sem Drogas já levou informação a mais de 60 mil pessoas, sobretudo jovens das escolas das cidades que receberam a comitiva. A iniciativa já passou pelas cidades de Aracati, Acaraú, Aquiraz, Boa Viagem, Brejo Santo, Campos Sales, Cruz, Crateús, Crato, Fortaleza, Horizonte, Itatira, Itapajé, Limoeiro do Norte, Massapê, Morada Nova, Nova Russas, Ocara, Russas, Sobral, Várzea Alegre e Missão Velha.

Participação

A SPD levou para o evento a sua unidade móvel. O veículo, do tipo Sprinter, foi o ponto de apoio para o esclarecimento de dúvidas da comunidade sobre a temática das drogas, bem como para a distribuição de material sobre prevenção ao uso de drogas e outros informativos
da Secretaria.

Entre os visitantes da unidade móvel, estiveram a deputada estadual Miriam Sobreira, o deputado estadual eleito Marcos Sobreira, a prefeita de Quixeló, Fátima Gomes, a secretária de Assistência Social de Quixelô, Marcelania Alves, e a coordenadora da Campanha Ceará Sem Drogas, Aline Bezerra, além de alunos do Liceu de Acopiara e da Escola Dr. José Adonias Gurgel de Albuquerque.

Centro de Referência sobre Drogas (CRD) da SPD: 0800 275 1475.
Campanha Ceará Sem Drogas na Assembleia Legislativa: (85) 3277 2504.