Movimento Prevenção beneficia 200 estudantes em Acopiara

3 de dezembro de 2018 - 13:47 #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação - (85) 3238.5090 / 9.9910.3443
comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br

Atividade idealizada pela equipe do Sistema Integrado de Prevenção (SIP) / Juventude em Ação (JA) da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), o Movimento Prevenção visa atender demandas no âmbito da prevenção às drogas encaminhadas por instituições educacionais governamentais e não-governamentais, bem como grupos da sociedade civil organizada. A ação é pontual e ocorre através da aplicação do jogo interativo Na Trilha da Prevenção.

O mais recente Movimento Prevenção foi realizado nesta segunda-feira, 3, na Escola Padre João Antônio, no município de Acopiara, na região Centro-Sul do Estado. Posteriormente, foi desenvolvido nas escolas José Adonias e João Moreira Barros. Ao todo, cerca de 200 alunos do ensino fundamental I e II, entre oito e nove anos, participaram da atividade.

A gerente do SIP / JA, psicóloga Miriam Barreto, ressaltou a receptividade da comunidade escolar ao Movimento Prevenção, lembrando, ainda, a importância da democratização das informações sobre o uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas, articuladas com a vida cotidiana.

O Movimento Prevenção integra o programa de prevenção às drogas Juventude em Ação, voltado para jovens do ensino médio de escolas públicas estaduais, incluindo familiares dos estudantes, lideranças locais e a comunidade do entorno das escolas. Este ano, o JA chega à sua quarta edição pela SPD, sendo efetivado em 18 municípios cearenses, alcançando 33 escolas e contemplando cerca de 15 mil estudantes.

Este ano, o JA foi reconhecido com exitosa experiência inovadora por parte do 3º Laboratório de inovação em Saúde de Adolescentes e Jovens do Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e passou a integrar a Política de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais do Governo do Ceará, iniciativa coordenada pela Secretaria de Educação do Estado (Seduc).

Instituições interessadas em conhecer o Movimento Prevenção devem entrar em contato com o SIP / JA, através dos telefones (85) 3238.1884 / 6283.